Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Os serviços na rede de água estão sendo realizados primeiramente no centro da cidade Os serviços na rede de água estão sendo realizados primeiramente no centro da cidade

A implantação e distribuição de rede de água potável de Araguaína/TO está sendo transferida das vias públicas para as calçadas. O processo que já é realizado com o saneamento básico, segundo a Prefeitura Municipal, vem para sanar problemas como o corte do asfalto em casos de vazamentos. As calçadas com blocos intertravados facilitam o processo de reparo e ainda contam com acessibilidade, rampas e centro-guias para deficientes visuais.

“Além de não destruir o pavimento asfáltico com a remoção, este tipo de serviço é mais econômico para o município. Visto que não é necessário realizar a escavação, só a manutenção, retirando os blocos e refazendo novamente com os mesmos”, explica o engenheiro civil Ney Bahia.

Os serviços na rede de água estão sendo realizados primeiramente no centro da cidade, com monitoramento e melhor controle de pressão da água na rede, o que também vai permitir menos interrupções no abastecimento em ocasiões de manutenções.

Redes de esgoto e água

Desde 2013, Araguaína já recebeu mais de 250 quilômetros de rede de esgoto, distância equivalente à de Araguaína a Fortaleza do Tabocão/TO. São 22 setores beneficiados: Vila Couto, Topázio, Imaculada Conceição, Jardim Siena, Vila Aliança, Senador, Jardim América, Dona Nelcia, Rodoviário, Jorge Yunes, Anhanguera, Martin Jorge, São Miguel, Jardim das Palmeiras, Cruzeiro, São Pedro, Jardim Esplanada, Parque do Lago, Lago Azul 1, 3 e 4.

Neste ano, já foram executados 86 quilômetros de rede coletora de esgoto, atendendo os bairros São Miguel, Oeste, JK, Centro, São João, Vila Aliança, Alasca e Senador. Atualmente são 14.277 ligações ativas, e um total de 274 quilômetros de rede coletora de esgoto. A nova rede de água já foi implantada em 14,9 quilômetros.

Calçadas

Na região central, nesta etapa já foram feitos mais de 22 mil metros quadrados (m²) de calçadas, cuja largura varia de 1,20 metro até 2 metros. No total, serão executados 45 mil m² de calçadas nos mesmos bairros, que estão recebendo as obras de esgoto na cidade. Além da região central os bairros são Vila Aliança, Senador e São João.

A obra está sendo executada pela BRK Ambiental, com a supervisão da Prefeitura, por meio da Secretaria da Infraestrutura.