Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma passarela preparada para mostrar muito mais que padrões de beleza. Vinte e uma mulheres, com idade entre 24 e 57 anos, vão desfilar suas histórias, conquistas e nova vida cheia de saúde e autoestima na quarta edição do Miss Tocantins Bariátrica que acontecerá terça-feira, 17, às 19 horas, no Palmas Shopping.

Com o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres que foram submetidas à cirurgia bariátrica, o Miss Bariátrica 2017 vai apresentar histórias como a de Julane Mari Gomes da Silva, de 57 anos, que fez a cirurgia há dois anos e seis meses. Ela pesava 97,6 quilos e hoje comemora a perda de 40 quilos. Mãe de dois filhos, Julane diz que agora é mais feliz. “Sinto-me alegre e bonita, além de ter melhorado a saúde, com a cura do diabetes”.

Para a candidata mais jovem do concurso, Letícia Aires Ferreira, de 24 anos, sua qualidade de vida e autoestima aumentaram muito depois da cirurgia. “Eliminei todas as doenças associadas à obesidade mórbida quando perdi mais de 54 kg”.

Durante o desfile de cada candidata serão exibidas fotos de antes e depois da cirurgia, como forma de comprovação da perda significativa de peso e registro de superação. Todas as candidatas atendem aos pré-requisitos de ter passado por cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou rede particular.

Segundo a psicóloga do serviço social do Hospital Geral de Palmas e presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Fernanda Abreu, a edição de 2017 é uma prova da importância do concurso no processo de reconhecimento das conquistas de cada uma dessas mulheres. “Sabemos que é um processo complexo que envolve preparação física e psicológica. As mulheres que conseguem uma perda significativa de peso merecem ter sua conquista reconhecida”, avalia.

Jurados

Este ano, o corpo de jurados conta com Helena Minikovski, professora de técnicas de passarela e postura da agência de modelos Class; a médica endocrinologista Luciana Zeve, as dermatologistas Moema Barros e Raquel Amastha e o médico cirurgião plástico, Jonas Lima.

Parcerias

Realizada pela equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), a 4ª edição do evento tem como parceiros o Gastrocentro e o Palmas Shopping.