Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação UFT Arraias

Foto: Divulgação UFT Arraias

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema Faet/Senar, senadora Kátia Abreu, realizou no último final de semana deste mês, no município de Lagoa da Confusão, no PA Lorody mais uma edição dos programas preventivos de saúde do Senar, o Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural através de exames: Papanicolau, que identifica o câncer no colo do útero e exames preventivos contra o câncer de próstata PSA.

No decorrer do dia, foram coletados pelos profissionais de enfermagem, cerca de 162 exames, para homens e mulheres, da zona rural e urbana do município.

O evento foi realizado atendendo à solicitação do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, presidido pelo seu presidente, Ricardo Rosa. O objetivo principal do programa, é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero e próstata nas comunidades, levando informações importantes que conscientizem as mulheres e homens do meio urbano e rural a terem acesso ao exame preventivo e saberem da importância de realizar a prevenção.

O presidente, Ricardo Rosa, solicitou junto ao Senar está ação para atender à demanda de todos os participantes com informações de saúde e prevenção. “Estou muito satisfeito com a realização deste evento aqui, a população do PA Lorody só tem a ganhar com este tipo de ação, saúde e qualidade de vida, é tudo para o ser humano”, declarou o presidente.

Os resultados dos exames são encaminhados à secretaria municipal de saúde do Município em aproximadamente 30 dias. As mulheres e homens que apresentam alterações celulares são encaminhadas a tratamento pelos órgãos responsáveis.