Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma equipe técnica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), finalizou na tarde desta quinta-feira, 9, a implantação do Protocolo do Fogo no município de Fátima, distante de Palmas 116 Km. A cerimônia aconteceu no auditório da Câmara Municipal daquela cidade.

As atividades de sensibilização iniciaram na terça-feira, 7, pela educadora ambiental Edna Mendonça e a pela fiscal ambiental Zenaide Maciel, ocasião em que as técnicas realizaram reuniões com secretariado municipal, vereadores,  representantes de várias instituições e a  comunidade do campo e da cidade.

Representando o Projeto de Assentamento (PA), Poço Azul, localizado na zona rural da cidade de Fátima, Ronaldo Alves, acredita que as reuniões do Naturatins vieram para conscientizar e incentivar os assentados e também a comunidade urbana, sobre a conservação do meio ambiente. “Aqui no PA, nós sempre procuramos manter as nascentes, as matas, tudo bem conservado. Mas é sempre importante receber mais orientações ambientais”, observou.

Conforme a secretária de Meio Ambiente do município, Cristiane Silveira, a parceria com o Naturatins é fundamental para agregar valor às ações de combate às queimadas. “Essa questão as queimadas vem atingindo tanto a zona rural, quanto a zona urbana, por razão temos que nos empenhar para preservar e combater os focos de calor”, ressaltou.

Para o prefeito da cidade de Fátima, Washington Vasconcelos, as reuniões promovidas pelo Naturatins, resultarão em ações relevantes para o município. O gestou destaca que a implantação do Protocolo do Fogo será um grande avanço. “Com as atividades deste Acordo, nós alcançarmos a pontuação para o ICMS Ecológico. Esse é um percentual substancial que aplicaremos em ações educativas, no sentido de não agredir ao meio ambiente, ao contrário tratar o meio ambiente cada vez mais com respeito e responsabilidade, esse é o nosso compromisso”, vislumbrou.