Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Crise, Reformas e Projeção Econômica foram destaque na palestra do economista Ricardo Amorim durante a 3ª edição do Encontro Estadual da Indústria, realizado na noite dessa quarta-feira, 08/11, em Gurupi. O Encontro é realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e, este ano, sua programação estendeu-se a Araguaína no mês de setembro e Palmas no mês de outubro.

Na edição de Gurupi, o presidente da Fieto, Roberto Pires, enfatizou a importância de se fazer uma ampla reforma tributária. “Nosso sistema tributário é perverso em todos os sentidos. Tanto empresários quanto colaboradores são penalizados por uma tributação excessiva, complicada e burocrática, uma das maiores do mundo, o que compromete sobremaneira nossa competitividade”.

Ricardo Amorim, apresentador do Manhattan Connection na Globo News, apontou em sua palestra “A indústria na perspectiva de saída da crise”, pontos importantes para se compreender o atual cenário econômico nacional. “Um país não pode investir mais em consumo do que em produção. Esse é o caminho para a crise. Quando o consumo cresce, há a necessidade de se investir em qualificação de mão de obra e consequentemente em produção”.

Ricardo ressaltou a vocação do Tocantins bem como de várias cidades do interior do Brasil. “Os pequenos municípios nunca tiveram um papel tão importante para a retomada do crescimento. O Tocantins precisa investir na sua vocação. Não basta exportar soja, enquanto ela pode ter uma infinidade de valores agregados se transformada em proteína animal, óleo e suco. É preciso entender que uma crise não traz oportunidades sem mudanças de comportamento. A oportunidade está na forma como você se posiciona diante a ela”, destaca Amorim.

Amorim lembrou ainda que o mundo está consumindo a produção do interior do Brasil e que é preciso aproveitar e agregar valor a essa demanda, papel da indústria. O economista ratificou ainda a oportunidade que Gurupi tem, por sua vocação estar amparada no agronegócio.

O empresário gurupiense Oswaldo Stival, que atua no segmento de carnes, esteve presente no evento e disse ter ficado muito tranquilo e animado com a avaliação otimista feita pelo economista. “Essa palestra foi no mínimo motivadora. O Brasil cresce para o interior, como disse Amorim, e o nosso setor, assim como as indústrias que estão acopladas ao agronegócio, estão prontas para os investimentos. Sem dúvida é um excelente momento para acreditar, investir e crescer”.

Encontro Estadual da Indústria

O Encontro Estadual da Indústria integra o calendário de ações em comemoração aos 25 anos do Sistema FIETO e é considerado a convenção anual do segmento no Tocantins. Em Gurupi, o Encontro contou com a presença de autoridades públicas, conselheiros do Sistema FIETO e empresários em geral.