Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PMTO

Com a presença de familiares e amigos, a Polícia Militar  realizou na noite desta quarta-feira, 8, a solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), na qual 56 sargentos receberam o certificado de conclusão do curso, no auditório do Quartel do Comando Geral em Palmas 

O CAS teve carga horária de 202 horas/aulas, distribuídas em aulas semipresenciais e aulas práticas. A realização do curso, além do aspecto de valorização profissional, garante a difusão de conhecimentos e de técnicas específicas, que garantirão uma melhor prestação de serviços de segurança pública à sociedade tocantinense.

Inicialmente na solenidade, o momento religioso foi conduzido pelo capelão evangélico, pastor tenente Walber Lima, e o capelão católico, padre Marcílio Brandão, que falaram da importância da família e da missão do policial militar como agentes transformadores na sociedade, seja de valores éticos, morais e até mesmo espirituais, zelando sempre pelo bem maior que é a vida.

Em seguida foi feita a leitura da ata de conclusão de curso da Turma 1º sargento Paulo Pereira da Silva, in memoriam, e a primeira colocada  na classificação geral,  sargento Marilene Aparecida Maia Lima, recebeu o certificado de conclusão do curso do coronel Raimundo Bonfim Coelho, Chefe da Casa Militar, que no ato representou o governador Marcelo Miranda.

Logo depois, a sargento Marilene, oradora da turma, emocionada ressaltou que "é com honra e satisfação que concluímos esse curso, que propiciará mais um passo na carreira militar, o que denota a  valorização e o reconhecimento de nós como profissionais pela nossa gloriosa corporação".

Para prestigiar os formandos, padrinhos e madrinhas entregaram os certificados sob os acordes da Banda de Música da PM. Logo após, as autoridades descerraram a placa do curso e a viúva do sargento Paulo Pereira da Silva, que faleceu em serviço, a senhora Marivalda Barbosa dos Santos e os filhos Cainã e Daniel receberam uma homenagem da turma de formandos.

Em ato contínuo, o capitão Vinícius Dourado, coordenador do curso, tenente coronel, Dosautomista Melo, diretor da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, o coronel da reserva, Clóvis Alves Sousa, paraninfo da turma, o coronel Marcelo Falcão, Chefe do Estado maior da PM e  supervisor do curso, o coronel Raimundo Coelho, no ato representando o governador Marcelo Miranda, padrinho da turma, e o coronel Edvan de Jesus Silva, comandante geral da PM, também receberam homenagens dos formandos.

Em seu pronunciamento, o comandante geral da PM, coronel Edvan, destacou que "é com grande alegria que hoje estamos concretizando esse curso e galgando essa vitória para a PM,  para cada formando e seus familiares. O ensino e o conhecimento são o centeio de nossa corporação, que busca a cada dia a excelência na qualificação profissional".

O coronel Raimundo Bonfim, também fez uso da palavra, e falou que " é essencial a busca do conhecimento e a reafirmação de nossos valores para sermos eficientes no combate ao crime. Com certeza esses 56 profissionais estarão aptos para desenvolverem suas funções com excelência na Polícia Militar".