Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Sesau/TO

Foto: Sesau/TO

No mês de novembro a cor azul busca lembrar aos homens que cuidar da saúde é preciso, principalmente no intuito de conscientizar o cuidado  no  diagnóstico  precoce do Câncer de  próstata. A Secretaria de Estado da Saúde por meio do Hospital Geral de Palmas (HGP) aproveita para alertar que os cuidados devem ser de forma integral, envolvendo além de exames de próstata, consultas e outros exames de rotina e com isso diagnosticar precocemente diversas doenças.

Conforme o Sistema  Informação Mortalidade (Sim), no Tocantins, o que mais causa mortes no sexo masculino de 20 a 59 anos (homem adulto)  são as causas externas de mortalidade (como acidentes de trânsito e violências) que em 2016 foram responsáveis por 918 óbitos em  2017, até outubro foram 653 óbitos. As doenças do aparelho circulatório que em 2016 foram de 283 óbitos no ano de 2017 já somam 220 até outubro. 

O técnico da área da Saúde do Homem da Sesau, Tárley Abdalla explica que existe um trabalho de assessorias desenvolvido aos municípios tocantinenses. “O Estado vem dando um suporte junto aos municípios, assessorando-os para a implementação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, que norteia as ações de promoção, prevenção, recuperação e manutenção da saúde do homem de 20 a 59 anos”, afirmou.

Câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Brasil a estimativa de casos novos de 2016/2017 no Estado, aponta a ocorrência de 390 casos de câncer de próstata, enquanto o câncer de traqueia, brônquio e pulmão apresenta a estimativa de 70 casos.

De acordo com o médico e coordenador de urologia do HGP, Hilton Soares da Mota  a maioria dos homens deixa sempre para depois o cuidado com a saúde e principalmente avaliação e diagnóstico do câncer de próstata. “Grande parte dos homens possui preconceito e isso dificulta o diagnóstico precoce, pois este paciente deixa para depois quando a doença já está no limite da próstata. O tumor pode disseminar para outros órgãos como o osso da bacia, coluna entre outros. Quando diagnosticada precocemente  a cura  da doença  chega a 96%. Por isso a necessidade dos homens terem consciência da importância da realização da consulta anual com o especialista, mesmo sem sentir nenhum sintoma” alerta o médico.

Os principais exames realizados para avaliar são: Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de toque, ultrassom, exame de urina e biópsia.

Ação no HGP 

Neste mês de Novembro, focado na conscientização da saúde dos homens, a Secretaria de Estado, por meio do Hospital Geral de Palmas (HGP), ofertará consultas e exames com o  urologista aos pacientes dos municípios do interior do Tocantins. A ação foi iniciada no dia 10 deste mês, onde e os pacientes estão sendo encaminhados pelos municípios de origem, ao Ambulatório  de Especialidades do HGP.

Segundo a supervisora do ambulatório, Flaviany Vieira de Araújo Milhomem, essa será uma ação contínua, não só um movimento. “Serão atendimentos para avaliação e diagnóstico do câncer de próstata. Esta ação será voltada aos pacientes que esperam na fila dos municípios do interior, onde existe uma dificuldade para atenção especializada da média complexidade para o diagnóstico da doença”, enfatiza.

Segundo o diretor geral do HGP, Daniel Hiramatsu,  estes atendimentos vem para dar suporte a estes pacientes que necessitam realizar a avaliação e diagnóstico.“Sabemos o quanto o homem tem dificuldade de cuidar da sua própria saúde, e esta ação busca chamar atenção para a necessidade deste cuidado”, declarou.

Serão ofertados PSA, ultrassonografia e biópsia de próstata conforme indicação médica.