Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Natália Batista

Foto: Natália Batista

Roda de conversa, “troca de saberes” e apresentações culturais fazem parte de programação na Comunidade Quilombola Manoel João, em Brejinho de Nazaré, no final de semana.

As atividades começam sábado, a partir das 16h. Às 20h30min acontecerão apresentações culturais e varal poético. O encontro terá a participação das comunidades Malhadinha, Córrego Fundo e Curralinho, todas localizadas em Brejinho de Nazaré. O encontro, que é em comemoração ao Dia da Consciência Negra, festejado em 20 de novembro, encerra domingo, às 12h.

O tesoureiro da Associação da Comunidade Manoel João, Gilmar Cardo, explica ser grande a expectativa para receber representantes das outras comunidades, que são parentes próximos. “Pela primeira vez vamos reunir para comemorar a nossa história cheia de luta e desafios”, disse. 

Os moradores da comunidade ainda preservam costumes tradicionais, como o ato de “fiar”. A dona de Casa Josefa Holorina Meres de Jesus, diz que “a modernidade chegou, mas a gente ainda pila o arroz no pilão, faz a farinha e fia pra fazer rede. Isso tudo faz da nossa história”, defende.