Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Adilson dos Santos

Foto: Adilson dos Santos

Na próxima segunda-feira, 20, a Secretaria de Estado de Saúde, através da área de assessoramento da Hanseníase promoverá uma atualização para os médicos dermatologistas do Hospital Geral de Palmas, Hospital de Regional de Gurupi, Hospital de Regional de Augustinópolis, Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína e das Unidades municipais de Porto Nacional, Palmas e Gurupi. O curso vai acontecer em Palmas, no anexo I, da Secretária de Estado da Saúde.

“O objetivo é manter os profissionais atualizados, tendo uma conduta única no atendimento aos pacientes acometidos pela hanseníase e assim ter um controle desse agravo que é de grande importância para a saúde pública” destacou a técnica da hanseníase, Liz Freire.

Ainda segundo a técnica, o curso será ministrado pelo Dr. Marco Andrey Cipriani Frade, professor da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto), assessor da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação(CGHDE) do ministério da saúde, Presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Coordenador Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária – Hanseníase .

Dados epidemiológicos

Em 2016, o Tocantins teve um total de 1.585 casos diagnosticados, sendo 1.327 casos novos e 258 que já foram tratados anteriormente. Os municípios que mais apresentaram casos foram: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso, São Valério da Natividade, Porto Nacional, Colinas, Guaraí, Santa Fé do Araguaia e Augustinópolis.

Neste ano, o Tocantins apresenta um total de 1.159 casos diagnosticados, sendo 940 casos novos e 46 que já foram tratados anteriormente. Os municípios que apresentam maior número de casos até o momento são: Palmas, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Santa Fé do Araguaia, Gurupi, Porto Nacional.