Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As soluções oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em cursos de educação profissional e consultorias técnicas especializadas estão disponíveis aos colaboradores, empresas/indústrias e agroindústrias impactadas por ações da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (SEAGRO). As instituições representadas pelo secretário da pasta, Clemente Barros, e a diretora regional do Senai/TO, Márcia Rodrigues, firmaram parceria após assinatura do Termo de Cooperação na manhã desta sexta-feira, 17/11, no auditório do Centro de Educação e Tecnologia do Senai em Palmas.

Com atenção especial ao setor de Alimentos e Bebidas, a parceria permitirá a capacitação do corpo técnico da Seagro e a troca de informações com vistas à proposição de soluções técnicas e tecnológicas e consultoria para o atendimento às legislações, portarias, normativas entre outras exigências legais pertinentes imputadas às empresas do público alvo. No ato da assinatura, a diretora Márcia Rodrigues reforçou a disponibilidade da estrutura do Senai para contribuir com o desenvolvimento da inovação e tecnologia do Tocantins.

“Com nossa estrutura e investimento, o Senai busca estar junto, ao lado, de instituições que ditam a política pública e contribuir com o desenvolvimento. Quando a gente fala em segurança alimentar, licenciamento e em melhores práticas de produção, nós estamos falando em possibilitar que o agronegócio tenha cada vez mais competitividade, gere riqueza, renda e distribuição dessa renda através da produção”, ressaltou.

Além de ampliar a oferta de mão de obra qualificada na cadeia produtiva de Alimentos e Bebidas, a parceria proporcionará, por meio dos serviços especializados e consultoria do Senai, condições para a criação de oportunidades de melhorias nos processos de fabricação, manipulação e comercialização das empresas atendidas.

“É uma satisfação essa parceria forte com o Sistema Fieto que já está acontecendo em muitos segmentos de nossas ações da Secretaria de Agricultura. Nós estamos, por exemplo, em uma consultoria em que a Seagro é parceira no estudo das cadeias mais importantes do agronegócio como soja, milho, carne, leite, piscicultura e isso nos dará embasamento para nossas ações”, observou o secretário Clemente Barros.

As demandas dos parceiros serão apresentadas e discutidas em reuniões periódicas entre as instituições, conforme demanda. O termo tem vigência até dezembro de 2018.

Oficina

A assinatura do termo aconteceu na abertura da Oficina de Capacitação Técnica em Inspeção Sanitária realizada no Centro de Educação e Tecnologia do Senai em Palmas. O evento é destinado a agentes sanitários e prosseguiu pela manhã com palestra para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). À tarde serão discutidos os temas Segurança Alimentar (13:30 às 14h) e Inspeção Sanitária aplicada ao SIM (14 às 18h).