Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Matheus Oliveira

Foto: Matheus Oliveira

Uma delegação composta por 14 paratletas e professores, embarcou nesta segunda-feira, 20, para São Paulo/SP, onde disputará a 11ª edição das Paralimpíadas Escolares 2017, que ocorrerá de hoje a 25 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. O Tocantins disputará a competição com 14 atletas nas modalidades de atletismo, natação e tênis de mesa.

Dos 14 atletas que fazem parte da delegação tocantinense, neste ano, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está levando para a competição um aluno com nanismo, uma aluna com paralisia cerebral, cinco com deficiência intelectual, quatro com deficiência física e três com deficiência visual.

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), mais de 1.400 atletas de 12 a 17 anos vão participar das Paralimpíadas Escolares deste ano. Serão disputadas dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas.

Paralimpíadas

Segundo a técnica de Educação da Gerência de Desporto Educacional da Seduc e chefe da delegação, Keilla Beserra, no ano passado, o Tocantins participou com 12 paratletas que retornaram com 15 medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e sete de bronze, e na ocasião, uma paratleta com paralisia cerebral bateu o recorde. “Esta competição traz integração para os paratletas e promove confiança e valorização”, destacou.

Os Parajets, competição organizada pela Seduc e que seleciona os paratletas para a competição nacional, servem como fator de integração, intercâmbio social, esportivo e cultural entre os estudantes.

Os convocados de acordo com a categoria são:

Atletismo

- Alan Cesar de Sousa

- Barbara Cruz Mota

- Cássia Hellem dos Santos Souza

- Cinthya Silva Nascimento

- Domingos Ferreira de Sousa Silva

- Esmeralda Galdino do Nascimento

- Everton Tavares de Oliveira

- Fred Rodrigues Alves

- Jhonattan Pereira da Silva

- Kaique Alves Araújo

- Kauany da Silva Alves

Natação

- Welder Alves Araújo

Tênis de Mesa

- Guilherme Rodrigues de Almeida

- Hugo Sousa Tosta