As atividades dos “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, no Tocantins, conduzidas pela Diretoria de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Secju) começaram nesta quarta-feira, 06, e seguem até dia 12. A programação conta com palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde feminina, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), AIDS e métodos contraceptivos.
Durante os encontros nas comunidades, as equipes técnicas da Seciju realizam ainda rodas de conversa, atendimento jurídico e psicossocial, oficina de geração de renda e exposição de produtos artesanais. O Hemocentro também participa realizando cadastro de doação de medula óssea. As ações começaram no Distrito de Buritirana, nesta quarta-feira, 06.
Em todo o mundo, a campanha começa dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, e segue até 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando por 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
As ações começaram no Distrito de Buritirana, nesta quarta-feira, 06. Nesta quinta-feira, 07, as atividades serão realizadas em Miracema, por conta da transferência da capital Palmas para aquele município por um dia, quando o Governo do Estado levará ações de saúde e cidadania. As atividades contarão com a presença do governador Marcelo Miranda, a partir das 8 horas, no Paço Municipal Eurípedes Pereira Coelho. No dia 12, a equipe da Seciju encerra as atividades na Associação dos Chacareiros do Setor Santa Fé, no Jardim Aureny IV.
São parceiros da Seciju ainda, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Polícia Comunitária, a Associação dos Moradores de Taquaruçú Grande, a Associação dos Moradores de Buritirana, a Associação das Artesãs de Taquaruçú e Associação dos Chacareiros Santa Fé.