Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho

Centro Municipal de Recuperação para Tratamento de Dependentes Químicos será inaugurado na próxima segunda-feira, 11, às 9 horas, em Araguaína. O espaço público, com capacidade para receber mais de 30 pessoas, é o primeiro do Estado do Tocantins. Com ambiente amplo e acolhedor, será um lugar de fortalecimento e interação com a família e sociedade.

O objetivo principal do projeto é promover a reabilitação e reinserção de dependente químicos, que terão apoio em trabalhos para a geração de renda. De acordo com o secretário da Saúde do Município, Jean Luís Coutinho o Centro será importante para a estruturação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). “É uma ampliação de atendimento à saúde, de pessoas que passam por algum transtorno em decorrência ao uso de drogas”, explicou.  

Estrutura 

O centro conta com três dormitórios, cozinha com refeitório, dispensa, banheiros, quiosques para eventos, recepção, salas de convivências e de atendimento médico, de triagem, sala médica, enfermagem e psicológico.

Cada alojamento, construído com revestimento cerâmico e forro de gesso, possui dois quartos e dois banheiros, sendo um com acessibilidade, além de lavanderia. As portas são de madeira e janelas em blindex. Toda a edificação do prédio foi feita com pintura de qualidade, cerâmicas e forro em gesso. Além disso, toda iluminação é de LED.

Os internos poderão contar também com o espaço de jardim, com área gramada, lago para pesca e horta. Nas proximidades, já funcionava a Comunidade Terapêutica Vida Nova, que realiza um trabalho de recuperação desde 2014, em parceria com a Prefeitura. 

Recursos

A obra foi construída em terreno da Prefeitura, localizado na área do antigo viveiro, a quatro quilômetros da cidade, com entrada está sinalizada na TO-222, sentido Filadélfia. O projeto é da Prefeitura e o valor do investimento é de R$ 1.271.154,49, sendo que R$ 1.000.000 é do Governo Federal, oriundos de emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu, e o restante de contrapartida do Tesouro Municipal.