Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os alunos da Casa de Cultura da UnirG vão apresentar à comunidade nesta semana, o trabalho desenvolvido durante todo ano. A Mostra Cultural2017 ocorrerá nos dias 12, 14 e 15, às 19h30, no Palaciu’s Real e no anfiteatro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). A entrada será 1 kg de alimento não perecível.

Cerca de 250 alunos entre crianças, jovens e adultos vão se apresentar nas modalidades da música, dança e artes.

Segundo a gestora da Casa de Cultura da UnirG, Sheyla Carvalho, o objetivo é superar os desafios em cada apresentação. “Teremos na abertura, apresentações de ballet clássico e, pela primeira vez, as alunas da dança laboral da melhor idade vão participar. Elas vão representar diversos países por meio da dança numa viagem cultural”.

A dança terá como tema “Volta ao mundo na ponto do pé”Os países representados serão Portugal, Rússia, EUA, Espanha, Arábia, Grécia, México, Escócia, Hawaí, Japão, Itália, França, Alemanha, Argentina, África, Caribe, Áustria e Brasil.

A exposição de artes trará a temática "Casarios". Nesta 3ª Exposição o grupo  Ciranda das Artes, pretende registrar um pouco da importância da história das casas antigas. “Procuramos retratar casarios de alguns lugares do nosso país e também do Tocantins, como os de Natividade, as ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos, e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, padroeira do Estado do Tocantins”, disse Carvalho.

Na música haverá dois dias de apresentações, “uma noite de solos e práticas de conjunto com pianos, teclados, flauta e canções com o Coral Tocanto. A Orquestra Jovem de Cordas irá fechar a programação da noite com apresentação de peças eruditas”, falou.

Sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano, Carvalho ressalta que “o saldo é altamente produtivo devido à qualidade do trabalho desenvolvido por professores e alunos. Temos certeza que estamos contribuindo e contribuiremos ainda mais para o crescimento cultural da nossa cidade”, avaliou.

O Palaciu’s Real está localizado na rua 3, s/n, Setor Engenheiro Valdir Lins. Já o IFTO está na Alameda Madrid, 545 - Jardim Sevilha.

Programação

12/12 - Mostra Cultural –  dança e exposição

19h30 - Paláciu’s Real

14/12 – Mostra Cultural – música e exposição

19h30 - Anfiteatro do IFTO

15/12 – Mostra Cultural – concerto erudito e exposição

19h30 - Anfiteatro do IFTO