Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira/Seduc

Foto: Marcio Vieira/Seduc

Mais uma etapa do curso de formação para professores indígenas será realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Trata-se da 28ª etapa, que acontecerá entre os dias 5 e 17 de janeiro de 2018, no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix), na terra indígena Xerente, em Tocantínia.

O curso Magistério Indígena, de nível médio, tem o objetivo de formar professores para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. Participam da formação os representantes das sete etnias indígenas do Tocantins, num total de 130 cursistas.

No Plano Estadual de Educação (PEE) do Tocantins há meta específica que trata da formação de professores indígenas. Especificamente a meta número 13 que visa qualificar os professores indígenas do Estado para atuarem em suas próprias escolas.

Dentre todos os estados brasileiros, o Tocantins é um dos únicos estados que proporcionam formação específica para professores indígenas, em nível médio na modalidade normal. É meta do PEE que foi normatizada em lei.

Segundo a professora Wanessa Zavarese Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, a interculturalidade é um dos fatores a serem respeitados no trabalho com os povos indígenas. “A formação indígena para educação escolar abrange diferentes contextos que devem ser atendidos em suas individualidades. O trabalho deve ir além de conceitos básicos, articulando teoria e prática para a melhoria da aprendizagem dos alunos indígenas. Queremos uma educação de qualidade para todos. Assim, estamos cumprindo a meta estabelecida no Plano Estadual de Educação.”, concluiu.