Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), mesmo em um ano de crise financeira em todo o País, superou as metas de registro e abertura de empresas em 2017. Foram 13.800 empresas devidamente constituídas e registradas no último, números que superaram 2015 e 2016. Os atendimentos também tiveram um registro positivo, foram 42.580 atendimentos entre processos físicos e digitais.  

Para 2018, um dos principais objetivos da Jucetins é implantar o Programa Simplifica nos 38 municípios que ainda não trabalham com o sistema, abrangendo todo o Estado. Novas parceiras também serão feitas para acesso aos dados após assinatura de termo de cooperação técnica, como já acontece com Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) e Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE).

Outra novidade é o agendamento de capacitação que acontecerá durante todo o ano. Cada município poderá agendar, para os servidores que trabalham com o Portal Simplifica sanarem suas dúvidas e participar de treinamentos na sede da Jucetins. O objetivo é reduzir o tempo de analises e consultas municipais, agilizando o processo.

A integração dos sistemas nas maiores cidades do Estado também é uma das melhorias que acontecerão em 2018, isso auxiliará no compartilhamento de informações, com mais agilidade e sem duplicidade ou uso de material impresso.

Pleitear Fóruns nacionais para o Estado também esta dentre as metas para este ano. A busca em sediar o Fórum Brasil Bem Mais Simples, também de cunho nacional, está em tramite, em parceria com o Sebrae.

Simplifica

O programa Simplifica Tocantins, que vem acelerando e desburocratizando o empreendedorismo tocantinense, já está implantado em 101 municípios do Estado. O Simplifica teve grandes adesões em 2017: Secretaria Estadual de Fazenda (SEFAZ), Ordem dos Advogados do Brasil Secção Tocantins (OAB-TO), Naturatins e Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO). Os demais órgãos implantados em 2016 como Bombeiros e Vigilância Sanitária, foram visitados para suporte e ajustes, para expansão do projeto nas demais regionais do interior.