Foram iniciadas na manhã de hoje, 22, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, as atividades do Projeto Tocantins + Cidadania, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Desta vez, o projeto atende durante uma semana as unidades socioeducativas e prisionais de Palmas com ações de promoção da cidadania e dos Direitos Humanos.
Após a solenidade de abertura do projeto, os adolescentes cumpridores de medidas socioeducativas, seus familiares e convidados puderam participar de uma série de atividades como apresentações culturais, com participação do rapper paulista Pastor Cela, seguida de palestras sobre identidade, profissionalização, primeiro emprego e mercado de trabalho por profissionais do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Já as palestras e as informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST´s) foram direcionadas e realizadas por profissionais do Núcleo Acolher, ligado a Seciju.
O secretário da Seciju, Glauber de Oliveira, reforçou a importância do desenvolvimento de atividades de ressocialização como oportunidade para trilhar novos horizontes. “Todos nós estamos envolvidos em criar meios e oportunizar caminhos diferentes para os jovens cumpridores de medidas socioeducativas e também os reeducandos em contexto de privação de liberdade, pois somos amigos dispostos a ajudar. É importante o envolvimento e a participação nas atividades escolares, esportivas e palestras, e o Tocantins + Cidadania vem reforçar tudo isso”, pontuou.
As atividades da manhã foram encerradas com café da manhã e confraternização entre socioeducandos, servidores, palestrantes e familiares. Já no período da tarde, das 14 às 16 horas, acontecem as Olimpíadas do Case, envolvendo 26 adolescentes da unidade em competições de tênis de mesa, xadrez, dama, corrida e futsal, sendo que esta última modalidade terá a participação de seis jovens da Igreja Universal, parceria da Seciju em algumas atividades de ressocialização desenvolvidas no local.
Agenda
Na terça-feira, 23, pela manhã, o Tocantins + Cidadania será realizado na Unidade de Semiliberdade (USL) masculina, e na parte da tarde no Centro de Internação Provisória (Ceip) masculino. No dia 24, quarta-feira, à tarde, estará na Unidade de Regime Semiaberto (Ursa) feminina, e no dia 25, quinta-feira, pela manhã, na Unidade Prisional Feminina (UPF), e à tarde no Centro de Internação Provisória (Ceip) feminino. A programação nas unidades de pessoas privadas de liberdade encerra na sexta-feira, 26, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP).
Entre os serviços, são oferecidas palestras sobre higiene bucal, DTS´s, rodas de conversa sobre Contextualização e Protagonismo Juvenil enquanto Direitos Humanos, Inserção no Mercado de Trabalho, Orientação Vocacional, Empregabilidade e Autoestima, cortes de cabelo, aplicação de testes rápidos como Hepatite B e C, Anti-HIV 1 e 2 e Sífilis, aconselhamentos jurídicos e psicológicos pelas profissionais das unidades móveis de atendimentos às mulheres em situação de violência, explicações sobre a Lei Maria da Penha, direitos e deveres das mulheres privadas de liberdade e emissão de documentos.