Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Tiago Scapini As aves foram apreendidas pela PRF no sul do Tocantins As aves foram apreendidas pela PRF no sul do Tocantins

Das 79 aves apreendias pelo Grupo de Patrulhamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região sul do Tocantins, 42 curiós foram devolvidos à natureza nesta última quinta-feira, 25, pela equipe de Fauna do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). As demais aves resgatadas são filhotes sendo 22 de araras vermelhas, cinco de papagaios e 10 de ararajubas. A ararajuba, também conhecida por guaruba, é uma espécie ameaçada de extinção, na lista do Ministério do Meio Ambiente.

Conforme o biólogo do Departamento de Fauna do Naturatins, Tiago Scapini, que acompanhou a soltura das aves, todas estavam em boas condições de saúde. “As aves ficaram em observação no Centro de Fauna (Cefau), de quarta para quinta-feira, foram alimentadas e depois libertadas em local adequado”, assegurou. Os filhotes que ficaram no Cefau estão recebendo cuidados por 24 horas seguidas.

De acordo com a supervisora da Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, a crueldade dos traficantes sempre surpreende. Ela conta que as aves foram arrancadas dos ninhos e dos cuidados parentais essenciais. “Algumas são tão neonatas que não possuem nem penugem. Foram transportadas amontoadas, com pouca ventilação, no meio das fezes. Situação característica de maus-tratos” frisa.

Ao chegarem ao Cefau, às aves estavam muito abatidas, famintas e com sede. Entretanto após o pronto atendimento de emergência conseguiu-se estabilizar o estado de saúde delas. “Nosso trabalho agora é promover a manutenção e segurança até a destinação. No caso das ararajubas serão encaminhadas para o Programa de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas (Guaruba guarouba), em Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém/PA.

“Como ainda necessitam de tratamento a mão, papinha no bico, controle de temperatura do ambiente dentre outros, as aves irão inicialmente para São Paulo e depois, quando estiverem aptas, farão uma longa viagem de volta para casa, no Estado do Pará. Já a destinação das Araras Vermelhas está em avaliação”, adiantou à veterinária.

Programa

O Programa de Reintrodução e Monitoramento da Ararajuba (Guaruba) é desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) e a pela Fundação Lymington, de São Paulo. A ação tem como objetivo a reinserção dos animais em seus habitats naturais.

Entenda

O Grupo de Patrulhamento Tático da PRF estava em ronda quando no KM 716, da BR-153, próximo ao município de Figueirópolis, observou um veículo estacionado em local suspeito, quando viram dois homens saindo do interior da mata.

Ao serem abordados se identificaram como pai e filho, quando tentaram apresentar uma história que não convenceu a PRF. Ao verificarem o veículo de posse dos homens, observou-se que na carroceria do veículo havia alguns instrumentos para alimentar animais. Pelo fato de os abordados estarem nervos, os policiais rodoviários federais, ingressarem na mata, onde encontraram inúmeras caixas com aves silvestres, sem qualquer documentação e mantidas em cativeiro.

Ao serem questionados sobre a origem dos animais, alegarem que pegaram as aves no Estado do Pará e que estariam retornando para Belo Horizonte/MG, onde residem. Ao consultar a documentação dos homens, a PRF, constatou que os mesmos já foram presos em outra oportunidade praticando o mesmo crime.