Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Em uma nova parceria visando a capacitação técnica de Pessoas com Deficiência (PCD), o Instituto Reviver e o Senai promovem o curso de Fabricação de Bonecas em Tecido. Ao todo, o Instituto disponibiliza 20 vagas gratuitas que podem ser preenchidas até o próximo dia 30 de janeiro, valendo lembrar que as entidades oportunizam, ainda, que os familiares das PCD podem participar também.

Totalizando 40 horas/aula, a atividade terá início no próximo dia cinco de fevereiro, no Centro de Formação Profissional (CFP) do Senai em Taquaralto, se encerrando no dia 27 do mesmo mês, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. Para integrar a turma, cada candidato precisa ter, no mínimo, 16 anos de idade e já ter concluído, ao menos, o 5º ano do Ensino Fundamental.

A presidente do Reviver, Soraia Tomaz comemora a nova parceria com o Senai que oportuniza aos participantes o estabelecimento de uma nova fonte de renda extra. “O Senai tem se mostrado um grande amigo do Reviver. Por meio desta parceria, nós já capacitamos pessoas com deficiência e alguns familiares destas em Mecânico de Motocicletas, Operador de Microcomputador e em Fabricação de Acessórios com Tecidos Reciclados, entregando ao mercado de trabalho técnicos capacitados. Desta vez, vamos realizar um curso que há muito desejamos também, pois, a partir da formação na Fabricação de Bonecas, os participantes poderão ter acesso a uma nova fonte de renda e poderemos, ainda, lançar uma linha própria do Reviver, o que nos ajudará muito na arrecadação de recursos para mantermos todas as atividades que oferecemos gratuitamente”, ressalta Soraia.

Documentação

Para efetivar a matrícula, os candidatos devem apresentar os originais do RG, CPF e dos comprovantes de escolaridade e residência.

Os interessados em ocuparem as vagas disponíveis devem procurar pelo Reviver, seja por meio do Facebook do Instituto [Instituto Reviver Tocantins] ou pelo e-mail revivertocantins@gmail.com.

Grade curricular

Serão trabalhados no curso as seguintes áreas de conhecimento:

-  Agulhas: nomenclatura, tipos (classes e variedades), utilização.

-  Aviamentos: tipos e adequação.

-  Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

-  Normas de segurança, saúde e meio ambiente, em ambientes de costura.

-  Manutenção preventiva de máquinas e acessórios.

-  Introdução à costura: o trabalho em equipe, organização do trabalho, materiais e ferramentas para costura.

-  Linhas, fios e tecidos: tipos de linhas, utilização, tipos de fios (sintéticos, naturais), tipos de tecidos (sintéticos, naturais, artificiais).

-  Maquinário: classificação de máquinas de costura por tipo de ponto fixo.

-  Manutenção preventiva.

-  Noções de risco e corte: tipos de máquina.

-  Costura e pilotagem: costura preliminar em máquina reta e overloque Montagem de bonecas.

-  Tipos de costura: retas com paradas em pontos predeterminados; retas com paralelas na largura do calcador; retas cruzadas; retas com cantos em ângulos retos; curvas e arremates; curvas e cantos arredondados; união de curvas; e costuras em forma circular.

-  Introdução à máquina de ponto fixo: nomenclatura utilizada; partes principais (sapatilha, agulha, chapa, transportador, bancada, volante, pedal, motor, chave liga-desliga); acessórios (aparelhos de viés, sapatilhas, guiadores).

-  Noções de manutenção da máquina de costura: troca de acessórios e dispositivos.

-  Passagem do fio: apresentação da sequência dos passa fios; colocação dos fios; troca de agulhas.

-  Operação da máquina de ponto fixo: ligar e desligar a máquina; posicionamento do tecido embaixo da sapatilha; ajustagem e regulagem; organização dos aviamentos e peças.

-  Costura em máquina de ponto fixo.

-  Execução de bonecas.