Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Raimundo César

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 31, a solenidade de formatura da Turma Líder 2018 do Colégio da Polícia Militar – Unidade II, no pátio do Comando Geral da PM em Palmas. Ao todo, 108 alunos do 3º ano colaram grau no ensino médio. O comandante geral da corporação, coronel Edvan de Jesus da Silva, a diretora de Desenvolvimento de Gestão da Secretaria de Educação do Estado, Valdete Ferreira Pagani, oficiais, praças, autoridades, pais e familiares prestigiaram o evento.

A turma que recebeu o nome do subtenente Milton Caetano da Silva, in memorian, teve como primeiro ato a apresentação da guarda de honra feita ao comandante geral, sendo seguido do cântico ao Hino Nacional. Logo após, foi a vez de um momento bastante esperado pelos alunos, que foram destaques intelectual e disciplinar, que na ocasião, receberam os certificados de honra ao mérito: Manami Hasebe e Vinycius Alves Martins, respectivamente.

Em seguida, sobre os acordes da banda de música da PM, os formandos receberam, com muito entusiasmo, os certificados de conclusão do ensino médio de seus padrinhos (familiares e amigos). Para Maria Suelane Barbosa, de 43 anos, que teve três filhos formados no Colégio da PM, foi uma honra ter tido essa oportunidade na formação de seus filhos. “Sou grata a Deus pela chance que meus três filhos tiveram nesta instituição que tanto nos orgulha. Não foi fácil entrar, tampouco permanecer, mas, com certeza, valeu a pena”, disse emocionada.

O formando Tomaz Neto Veras, de 17 anos, demonstrou o mesmo sentimento de gratidão. “Deu certo, formamos. E agora temos a capacidade de alcançarmos novos projetos, com a base educacional que tivemos. Devemos muito ao Colégio da Polícia Militar”, afirmou o formando.

A formatura teve ainda uma homenagem, em especial, para o sargento do Exército, Marilildo Caetano da Silva (irmão), e Sarah Karollynne Cesar Faria, viúva do policial homenageado que deu nome à turma, falecido em 2017.

No mesmo ato, o coronel Edvan, comandante geral da PM, major Iramara Galvão Sales, diretora do CPM, o professor Paulo Monteiro Junior, padrinho da turma, o professor Luciano Iegi, também foram homenageados pelos alunos. Em seu discurso a major Iramara, diretora do CPM - Unidade II -, parabenizou o trabalho de toda a equipe da escola e elogiou os alunos. “Temos plena consciência de que nossos alunos são bem formados e bem instruídos, com um aprendizado de excelência para seguir suas carreiras, sendo mérito deles, dos familiares e dos profissionais que atuam dia-a-dia em sua formação”, justificou.

Já o comandante geral da PM, coronel Edvan, destacou que “essa formatura é um sonho não somente dos alunos, mas das 108 famílias que os prestigiam hoje. Sabemos que o Colégio da PM possui ingredientes essenciais para a formação de uma juventude consciente do seu papel na sociedade. Jovens que sabem onde querem chegar, e que, com certeza, com a educação propiciada pelo colégio terão sucesso e brilharão em suas carreiras profissionais”, enfatizou.

A solenidade de formatura foi encerrada com o desfile dos formandos em continência à Bandeira Nacional, seguido do último fora de forma que representa a despedida do Colégio da Polícia Militar.