Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO) já disponibilizou para os 139 municípios do estado preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante para distribuição durante o período de Carnaval.

Em estoque, são mais de 760 mil unidades de preservativos masculinos e 22 mil de preservativos femininos, além de mais de 300 mil unidades de gel lubrificante. “O objetivo é ampliar o acesso aos preservativos para a população e em especial ao público jovem”, explica a superintendente Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde, Luciana Ferreira Marques.

Segundo dados da Gerência Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, o Tocantins apresenta alta incidência de infecção pelo HIV, índice detectado pelo aumento progressivo do número de casos novos de pessoas infectadas com o vírus que causa a doença. Em 2017, foram notificados 292 novos casos de Aids, e em 2016, 85 casos novos notificados em todo o Estado.

Público jovem

Este ano, a campanha de carnaval do Ministério da Saúde traz como tema “Prevenir é Viver o Carnaval” #VamosCombinar, com foco na sensibilização da população jovem.

Além da camisinha, a nova campanha aposta nas diversas formas de prevenção para evitar o HIV e promover a qualidade de vida de quem já vive com o vírus. Estão sendo distribuídos, gratuitamente, mais de 100 milhões de preservativos em todo o país.

A ação dá continuidade à campanha lançada durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro, e visa fortalecer às diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis como o HIV/aids junto ao público jovem, que, de acordo com pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, é o que menos usa preservativos.