A Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO), reuniu parceiros que compõe a rede de atenção aos acidentes de trânsito e definiram conjuntamente uma agenda de ações preventivas para o período do carnaval. As atividades começaram dia 1º deste mês e seguem até dia 14.
Na programação, blitzens educativas e coercitivas, panfletagens, palestras e operações preventivas em Palmas, Gurupi, Peixe, Dianópolis, Luzimangues, Porto Nacional, Pium, Caseara, Araguaína, Rio Sono, Xambioá, Augustinópolis e Arraias.
As ações tem como objetivo reduzir as lesões graves e mortes no trânsito, por meio da concepção de parceria e proatividade, rumo a uma cultura avançada de segurança viária. De acordo com a Superintendência de Vigilância Promoção e Proteção à Saúde (SVPPS), “busca-se ainda efetivar parcerias no enfrentamento da violência no Trânsito no Estado do Tocantins, sejam elas da esfera municipal, estadual, federal, empresas privadas e ONG”.
Segundo a gerente da Diretoria de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), liga à SVPPS, Simone Matias Gondim, “A SES-TO estará como parceira em todas as ações com distribuição de materiais informativos, bem como faixas, banners e flyers. Foi montado um cronograma de atuação com as respectivas iniciativas por parte dos órgãos envolvidos e parceiros em cada ação”.
São parceiros da SES-TO, a Superintendência de Juventude, o Departamento Estadual de Trânsito, a Polícia Militar, a Agência Tocantinense de Transportes e Obras, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança de Gurupi, Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte de Palmas, Corpo de Bombeiros, Diretoria Regional de Ensino de Gurupi, Guarda Municipal de Porto Nacional,
Preocupação
Segundo o Informe Mundial sobre o Estado da Segurança Viária (OMS, 2009), a situação no Brasil é muito preocupante, ocupando o 5º lugar em taxa de mortalidade por Acidentes de Transporte Terrestre no mundo, ficando atrás de países como a China, Índia, Rússia e Estados Unidos.
No Tocantins, só no Hospital Geral de Palmas, foram registrados 56 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito no período de carnaval de 2017.
Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) mostram que os acidentes de trânsito figuram como a segunda maior causa de morte no Estado. De 2007 a 2016, o Tocantins apresentou uma média de 500 mortes no trânsito, por ano, a maioria do sexo masculino e usuários de motocicleta.
Programação
Dia 09 de fevereiro:
- Blitzen Coercitiva em Gurupi
- Blitzen educativa/panfletagem em Xambioá
- Blitzen educativa/panfletagem em Augustinópolis
- Operação preventiva em Palmas
- Blitzen educativa - TO-050 em Taquaralto
- Blitzen educativa - TO-222 em Araguaína
Dia 10 de fevereiro
- Blitzen educativa em Palmas
- Blitzen educativa/panfletagem em Araguaína
Dia 11 de fevereiro
- Blitz/lei Seca em Gurupi
- Blitzen educativa/panfletagem em Gurupi
Dia 12 de fevereiro
- Blitzen educativa em Palmas
- Blitz/lei Seca em Gurupi
- Blitzen educativa/panfletagem em Dianópolis
Dia 13 de fevereiro
- Blitzen educativa em Palmas
- Blitz coercitiva em Gurupi
- Blitzen educativa/panfletagem em Arraias
Dia 14 de fevereiro
- Blitz coercitiva em Gurupi