Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

No Tocantins, os polos da UAB são mantidos pela Secretaria de Estado da Educação

No Tocantins, os polos da UAB são mantidos pela Secretaria de Estado da Educação Foto: Divulgação

Foto: Divulgação No Tocantins, os polos da UAB são mantidos pela Secretaria de Estado da Educação No Tocantins, os polos da UAB são mantidos pela Secretaria de Estado da Educação

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) irá formar mais de 240 estudantes, nos 14 polos distribuídos no Estado, nos meses de fevereiro e março. As turmas iniciaram os estudos no ano de 2013 nos cursos de graduação, e as aulas finalizaram em dezembro de 2017. Agora, as turmas realizam colações de grau em todos os polos que ofertaram os cursos pelo sistema.

Nos dias 17, 22 e 24 de fevereiro, acontecerão as solenidades de formatura dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras, Matemática, Computação e Bacharelado em Administração Pública. Esses cursos são ofertados pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do sistema UAB.

Nos dias 21, 22, 23, 28 e 29 de março, ocorrerão as solenidades de formação dos cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Bacharelado em Administração Pública, ofertados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Já no próximo sábado, 17, acontecem formaturas em Alvorada, para os cursos de Bacharelado em Administração Pública e Licenciatura em Pedagogia e Letras e, em Araguatins e Guaraí, para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras.

No Tocantins, os polos da UAB são mantidos pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), universidades públicas e as prefeituras dos municípios onde os polos são localizados.

Os 14 polos no Tocantins estão localizados nos municípios de Araguaína, Alvorada, Araguacema, Araguatins, Arraias, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Mateiros, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga.

Sistema UAB

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de formar e capacitar profissionais, por meio da oferta de cursos e programas de educação superior no país, na modalidade de educação a distância, principalmente, para a formação inicial e continuada de professores da educação básica.