Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Lázaro Botelho e Alexandre Baldy Lázaro Botelho e Alexandre Baldy
  • Lázaro Botelho e Chefe de Gabinete do Ministério das Cidades
  • Lázaro e a secretária de Habitação Socorro Gadelha

O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) comemorou a liberação de mais de 2 mil unidades habitacionais para o Tocantins, publicada nesta quarta-feira, 28, no Diário Oficial da União (DOU). O parlamentar se reuniu várias vezes nos últimos dias com o ministro das Cidades e seu colega de partido, Alexandre Baldy, e com a secretária Nacional de Habitação Socorro Gadelha, buscando a liberação de casas para o Estado.

“É muito importante ter o ministério das Cidades gerido pelo nosso partido, pois assim conseguimos realizar um trabalho de articulação em prol do Tocantins, mas especialmente para os nossos municípios. A secretaria Nacional de habitação, uma indicação do nosso amigo líder do Governo, Aguinaldo Ribeiro, também foi essencial para que conseguíssemos o sonho da casa própria para a nossa gente”, disse o parlamentar.

As unidades habitacionais urbanas e rurais tem como finalidade possibilitar aos cidadãos e aos agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna na cidade e no campo. Conforme estabelecido pelo programa de habitação, as prefeituras municipais interessadas nas casas populares apresentaram as suas demandas e, agora, o Ministério analisará junto com a Caixa Econômica Federal, a necessidade de cada cidade.

 “A habitação popular é uma das nossas prioridades, afinal todos precisam de um teto digno para morar. Com fé em Deus, e também já foi garantido para nós pela equipe técnica do Ministério, nos próximos dias os municípios tocantinenses e a nossa gente que tanto precisa, receberão novos anúncios de unidades habitacionais”, completou Lázaro.

Outras Publicações

As três modalidades de recursos para a construção de casas serão oriundas do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Programa Nacional de Habitação Rural​ (PNHR). Cada uma dessas terá este ano duas publicações, sendo que a primeira foi publicada no DOU desta quarta-feira, 28.

Contemplados

Foram contemplados neste primeiro momento com unidades urbanas e/ou rurais os municípios de Brejinho de Nazaré, Buriti do Tocantins, Chapada da Natividade, Goianorte, Palmeirante, Recursolândia, São Miguel do Tocantins, Tocantínia, Augustinópolis, Bom Jesus do Tocantins, Carrasco Bonito, Divinópolis, Guaraí, Porto Nacional, Sítio Novo e Xambioá.