A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Assessoria de Zoonoses e Animais Peçonhentos, segue na organização da Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica Animal de 2018 com orientações às equipes de saúde municipais. A campanha, que este ano ocorrerá no período de 19 de março a 19 de abril, tem o dia “D” previsto para 7 de abril.
De acordo com a Assessoria de Zoonozes, é importante a população estar ciente de que “no Estado do Tocantins a circulação viral da raiva é comprovada e representa um grande risco à saúde dos animais domésticos e ao homem, sendo a raiva uma doença de letalidade de aproximadamente 100%”, alertou, a assessora Iza Alencar, acrescentando que “em 2017 tivemos um cão positivo para raiva em Palmeirante e um caso de raiva humana em Ponte Alta do Tocantins”.
Para este ano, a estimativa é vacinar 260.012 cães e 68.868 gatos, um total de 328.880 animais. Para isso o Estado fornecerá o material mínimo necessário (vacinas, seringas, cartazes, bloco de vacinação, canetas, copos descartáveis, sacos plásticos, caixas de isopor e descarpack) para a realização da campanha visando o alcance de 100% da meta.
Aos municípios cabe a organização e execução da mesma da campanha. Cada município deverá buscar seus materiais no Anexo IX – Almoxarifado de Insumos da SES-TO (Endereço: TO-050, Chácara Coqueirinho, 2ª Etapa), conforme programação da Reunião Anual de Doença de Chagas e Leishmaniose Visceral de 2018.
A entrega de materiais já aconteceu nos dias 26 e 28 de fevereiro para a Região de Saúde Bico do Papagaio; 28 de fevereiro a 02 de março para a Região Médio Norte Araguaia; 5 a 7 de março para a Região Ilha do Bananal e 07 a 09 de março para a Região Amor Perfeito. Desta segunda, 12 à quarta-feira, 14 serão entregues à Região Cerrado Tocantins Araguaia e de 14 a 16 de março para as regiões Capim Dourado e Cantão.
A campanha
A campanha de vacinação antirrábica animal é uma ação voltada para vigilância, prevenção e controle da raiva em cães e gatos, levando em consideração a proximidade destes com o homem, e está prevista nas portarias ministeriais: Portaria nº 1.378, de 09/07/2013, Seção III, em seu artigo 11º, inciso XIX que cita como competência das Secretarias Municipais de Saúde “a coordenação e execução das ações de vacinações integrantes do Programa Nacional de imunizações, incluindo a vacinação de rotina com as vacinas obrigatórias, as estratégicas vacinais como campanhas e vacinações de bloqueio”; e na Portaria nº 1.138, de 23/05/2014, em seu artigo 3º, inciso III que cita “coordenação, execução e avaliação das ações de vacinação animal, normatizadas pelo Ministério da Saúde”.
Para mais informações, os municípios devem, consultar o Ofício circular nº 40/2018-SES/GABSEC de 29 de janeiro de 2018 ou ainda pelos telefones ou pelo e-mail:raivatocantins@gmail.com.