Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Divulgação O Consultório atende uma média mensal de 2.100 pacientes O Consultório atende uma média mensal de 2.100 pacientes

Além da implantação das farmácias em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Araguaína, desde setembro de 2017 as equipes da prefeitura estão atendendo à população no Consultório Farmacêutico localizado na região central, na Rua das Mangueiras, nº 1.104.

O Consultório Farmacêutico Municipal funciona das 8h às 12h e das 14h às 16h, atendendo a uma média mensal de 2.100 pacientes.

Além da dispensação orientada de medicações prescritas pelos clínicos que atendem nas UBS, os serviços ofertados são: aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, nebulização e aplicação de injetáveis. “Os pacientes recebem também informações sobre o seu tratamento e tudo é registrado em um prontuário eletrônico”, explicou a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Thaize Helena Eneias Cordeiro.

A farmacêutica acrescentou que a dispensação orientada consiste em dar ao paciente informações sobre o medicamento que fará uso. “O farmacêutico orienta quanto à forma de tomar os remédios, a importância de tomá-los no horário e na dosagem certa, bem como prevenir sobre as possíveis interações e reações indesejáveis do medicamento".

Reconhecimento

Araguaína foi a segunda cidade no Brasil a reconhecer o farmacêutico como prescritor de medicamentos, com restrição apenas para medicamentos tarjados, cuja prescrição é feita exclusivamente pelo médico. Essa função do profissional está regulamentada através da Portaria nº 018/2015.

Em agosto de 2017, a Prefeitura de Araguaína recebeu uma homenagem do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO) pelos serviços prestados na inclusão de farmácias em todas as 19 UBS do Município.

O reconhecimento aconteceu durante o III Congresso Tocantinense de Farmácia e I Congresso de Saúde, Estética e Nutrição, em Palmas.