Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Programa Saúde na Hora, que amplia o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde, por meio do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF), em horário estendido, foi implantado em Gurupi nesta semana. 

A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ocorre na UBS Vila Nova, que a partir de agora irá funcionar em horário estendido e diferenciado das demais unidades. O funcionamento da UBS começa às 07h e segue ininterruptamente (sem pausa) até às 19h.  

“Isso é muito importante para o setor Vila Nova, já que ele atende mais seis bairros e pessoas de uma grande área rural. É uma necessidade que nossa prefeita Josi Nunes atendeu, porque vários moradores já tinham solicitado este horário estendido”, disse Jean Pereira, morador do bairro.

“Para adesão ao Programa Saúde na Hora, o município deve ter unidade de saúde cadastrada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e quantitativo mínimo de equipes exigido para o formato de funcionamento escolhido. A adesão tem caráter voluntário e ocorre mediante adesão no sistema com anuência no Termo de Compromisso e nós fizemos tudo isso. Estamos aptos a utilizar o programa e estamos fazendo isso, para trazer mais opção e qualidade de atendimento à saúde para nossa comunidade”, explicou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

A UBS Pedroso também foi credenciada ao Saúde na Hora. Ela passa por manutenção, mas em breve também estará atendendo a população em horário estendido. 

“Estamos realizando várias ações para uma gestão de saúde mais humanizada, porque esse é o principal foco da nossa gestão! Recentemente entregamos para as UBSs e UPA mais de R$ 200 mil em equipamentos hospitalares, só numa primeira etapa porque terá mais. Também estamos realizando a manutenção de todas as UBSs da cidade. É um trabalho contínuo que visa fortalecer nosso sistema de saúde municipal, já que somos referência também para pacientes de toda região da Ilha do Bananal. Assim, esperamos também melhorar o acesso aos serviços e colaborar para diminuição do fluxo de pessoas e unidades como a UPA, por exemplo”, ressaltou a prefeita Josi Nunes.

Mais sobre o Saúde na Hora

Entre as funções, o programa também prevê nas UBSs: ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis para a população, como horários noturno e de almoço; ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família, da Atenção Primária à Saúde e do cuidado em Saúde Bucal; fortalecer a gestão municipal na organização da Atenção Primária; reduzir custos em outros níveis de atenção; investir mais recursos da União para Atenção Primária à Saúde e principalmente diminuir filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.