Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputada Valderez e Lázaro Botelho com o Prefeito de Pau D'arco

Deputada Valderez e Lázaro Botelho com o Prefeito de Pau D'arco Foto: Pedro dos Anjos

Foto: Pedro dos Anjos Deputada Valderez e Lázaro Botelho com o Prefeito de Pau D'arco Deputada Valderez e Lázaro Botelho com o Prefeito de Pau D'arco

A deputada estadual Valderez Castelo Branco Martins (PP) participou, nesse último domingo, 25, do  passeio ecológico “Amigos do Araguaia”,  realizado entre as cidades de São Geraldo/PA e Pau D’arco, norte do Tocantins. A subida ecológica pelo rio Araguaia teve um percurso de 180 km.

O evento, realizado pela organização não governamental “Amigos do Araguaia”, contou com 39 embarcações e mais de cem participantes, entre colônias de pescadores, empresários, profissionais liberais e demais defensores da natureza. O passeio teve início na manhã da última sexta-feira, 23, em São Geraldo, com parada para descanso em  Itaipava, Distrito de Piçarra/PA. No sábado, a caravana fez outra parada para descanso em Garipinho-Araguaína. No domingo, às 10h da manhã, o grupo chegou ao destino final, Pau D’Arco, onde foi recebido por uma multidão que aguardava no cais do porto.

Ainda, durante todo o percurso, foram realizadas diversas atividades de conscientização ecológica e proteção do meio ambiente, como distribuição de material informativo e educativo, palestras, apresentações culturais, recolhimento de lixo às margens do rio, plantio de árvores, entre outras.

Valderez, acompanhada do esposo, o deputado federal, Lázaro Botelho (PP), destacou a importância do evento para a conscientização do meio ambiente, especialmente do rio Araguaia. “Cuidar do meio ambiente, especialmente dos nossos rios, é nosso dever e obrigação. O que vimos aqui foi é um exemplo de cidadania que deve ser seguido por todos; que bom que pessoas do bem lutam incansavelmente na defesa da natureza e de um meio ambiente saudável”, disse.

A ONG “Amigos do Araguaia” foi criada há 18 anos  por ambientalistas de Colinas do Tocantins e região. O atual presidente, Natalino Gabriel Sampaio, está à frente da entidade há 12 anos. Além do passeio ecológico em defesa do rio Araguaia, a ONG promove outras ações visando  a proteção do meio ambiente.