Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

O Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT/TO) reuniu na manhã do último sábado, 24, vice-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, militantes dos movimentos sociais, movimento sindical do campo e da cidade, bem como militância e dirigentes da sigla de mais de 100 municípios do Estado. Durante o evento o deputado estadual Paulo Mourão, informou que além de ser pré-candidato ao cargo de governador do Estado em outubro, também irá concorrer como pré-candidato às eleições suplementares, após a cassação do governador Marcelo Miranda (PMDB).

O evento contou com a presença de lideranças e mais de 100 municípios. E também teve como objetivo discutir o cenário econômico e político do país e as eleições 2018. O encontro aconteceu no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, em Palmas.

"Lembrem-se, estamos correndo pela vida e o desafio é meu, é seu, é de todos nós", assim conclamou o artista plástico e marqueteiro político, René Brunes, que falou aos presentes sobre marketing político e lembrou sobre a importância de agir em prol da democracia com responsabilidade social.

Silvestre Prado, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional, ministrou a palestra sobre o "Aspecto Político e Econômico e os Impactos na vida dos Trabalhadores" e fez uma perspectiva do cenário político nacional desde a era Getúlio Vargas até os dias atuais convidando os presentes para refletir sobre o golpe em curso que usa a narrativa de deterioração do país para justificar os atos.

"Na história brasileira todas as vezes que se tentou um projeto com um pouco mais de autonomia e soberania nacional, com perspectiva de melhorar um pouquinho a distribuição de renda, sempre houve uma interrupção", disse Prado ao alertar que a caminhada em prol da soberania democrática deve ser árdua. 

Para o presidente regional do PT, deputado José Roberto Forzani, o momento crítico que a sociedade vive nos campos político e econômico exige compromisso da militância de esquerda. "Temos que estar preparados para esse processo e para nós, como militantes sociais, ficamos muito satisfeitos em ver a disponibilidade dos companheiros e companheiras para que pudéssemos fazer essa reunião, esse momento de formação", afirmou. 

Zé Roberto asseverou que o atual momento do país é de perigo para os trabalhadores e trabalhadoras. "Nós vemos que todas as medidas do governo golpista visam tirar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e colocar a serviço do capital por isso estamos nesta caminhada em prol da democracia", ressaltou Zé Roberto ao afirmar que "com Lula na presidência, Paulo Mourão no governo e uma base forte no Congresso e na Assembleia a soberania popular vai voltar a ter voz".

O pré-candidato ao governo do Estado, Paulo Mourão, parabenizou Zé Roberto por estimular a formação em busca de uma consciência política e democrática. "Esse espaço de formação política em um momento em que vemos tantos desequilíbrios no nosso país causado por um governo que não tem compromisso com o trabalhador e com a trabalhadora é fundamental para o processo de conscientização da nossa gente rumo à retomada do desenvolvimento democrático", disse. 

Mourão fez um apanhado histórico dos cenários políticos no Brasil e ao chegar ao governo Lula lembrou que "Luiz Inácio Lula da Silva fez uma revolução no conceito de gestão, rompendo com o sistema capitalista e financeiro do mundo". "Ele (Lula) tirou do estado de pobreza 36 milhões de brasileiros e brasileiras e incluiu em classes ascendentes mais 42 milhões. Hoje vemos o Pré-Sal sendo vendido, e o Lula tinha o compromisso em garantir 50% dos recursos para investir em educação no Brasil", alertou Paulo Mourão.

PT na Disputa

Sobre a cassação do governador Marcelo Miranda (MDB) e as eleições, diretas ou indiretas, que se avizinham, Paulo Mourão foi categórico ao destacar que "não podemos mais admitir a falta de responsabilidade, ela precisa ser banida do nosso Estado e para conseguir isso, é preciso que a sociedade fiscalize, que participe", disse ao ressaltar que o partido dos trabalhadores está pronto para este debate.

"O PT defende justamente a modernização de gestão com eficácia e transparência. O PT defende um governo próximo ao povo. O PT defende uma revisão e um gerenciamento de primeira qualidade para os nossos hospitais. O PT defende justamente o desenvolvimento desse Estado e isso passa pelo desenvolvimento estratégico do nosso estado e uma gestão compromissada com o povo", afirmou Paulo Mourão ao lembrar que, "o maior diferencial do Partido dos trabalhadores é a militância, o sonho, a participação, a coragem e a determinação da família petista em trabalhar por amor pelo Tocantins".