Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Reconhecer as iniciativas de prefeitos que tiraram do papel ações que beneficiaram os pequenos negócios no seu território. Esse é objetivo do X Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor que selecionará os melhores projetos concorrentes em oito categorias. O prêmio pretende valorizar ações que despertam a população para o empreendedorismo, fortalecimento da economia local e à dinamização das vocações regionais. Os finalistas receberão certificado e os vencedores de cada categoria receberão troféu, e a oportunidade de representar o Estado na disputa nacional.

Para os gestores interessados em participar da premiação, o regulamento já está disponível no site da premiação (www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br). As inscrições começam no dia 2 de abril e seguem até o dia 30 de junho deste ano. Na etapa estadual, serão selecionados vencedores para cada uma das oito categorias e para a nacional, serão sete vencedores referentes às categorias temáticas e cinco vencedores, regionais da categoria (um de cada região brasileira) com projeto de “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”.

O prêmio é uma iniciativa do Sebrae para estimular a inclusão do empreendedorismo na agenda da gestão municipal. “O prêmio também é uma oportunidade para que os municípios mostrem comprometimento com os pequenos negócios, buscando inovar e aplicar os recursos da melhor maneira possível. Se o desenvolvimento deve acontece no município, é o prefeito quem deve liderar a diferença”, explicou o superintendente do Sebrae, Omar Hennemann.

Duas novas categorias são o destaque desta edição: Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico, que premiará projetos que estimularem a integração e parceria entre municípios com foco nos benefícios aos pequenos negócios e a categoria Empreendedorismo na Escola, que fomenta o empreendedorismo no ensino municipal, como semente transformadora da comunidade.

Categorias

Os projetos inscritos concorrem em oito categorias: Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Cooperação Intermunicipal p/ Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos Negócios no Campo; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendor Individual (MEI); Desburocratização e Implantação da REDESIMPLES. Cada município pode inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes ou um projeto em até duas categorias.

Edições anteriores

Em 2016, seis prefeitos receberam o Troféu Arara Azul na etapa estadual e estiveram em Brasília representando o Tocantins na etapa nacional:

O Prefeito Antônio Jair Abreu Farias, de Sítio Novo, recebeu o prêmio na categoria Melhor Projeto com “Sítio Novo Rumo 100% Desburocratização”.  Em Araguaína, Ronaldo Dimas foi o vencedor da categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. Colinas, representada pelo prefeito José Santana Neto, ganhou o reconhecimento na categoria Implementação da Lei Geral como Projeto “Colinas do Tocantins em Busca da Excelência na Gestão Empreendedora”. Couto Magalhães, também foi vencedor, com o projeto proposto pelo Prefeito Ezequiel Guimarães Costa: “Tuia Cheia, Produzir sem Medo”. Miranorte foi o vencedor com o projeto inscrito pelo Prefeito Frederico Henrique de Melo: Promovendo o Desenvolvimento Local através do apoio às MPEs”, na categoria Compras Governamentais e, por fim, o Prefeito Jairo Soares Mariano venceu na categoria Inovação e Sustentabilidade com o projeto: Pedro Afonso – Empreendedorismo Sustentável Gerando Desenvolvimento com Qualidade de Vida.