A Operação Semana Santa realizada pela Polícia Militar iniciou no último dia 28 e já tem como resultados parciais a apreensão de três armas de fogo, dezenas de munições, localização/recuperação de nove veículos, dentre carros e motocicletas, apreensão de produtos de furto e a detenção de oito indivíduos.
A operação está sendo executada em todo Estado e tem como objetivo a prevenção ou coibição de atos criminosos durante o feriado prolongado.
Apreensão de armas de fogo
Durante uma blitz na LO-09, Avenida Teotônio Segurado, por volta da meia noite, desta sexta-feira, 30, um indivíduo de 44 anos, que apresentava sinais de embriaguez, foi detido em flagrante após uma abordagem policial, que localizou, no veículo em que o autor conduzia, dezenas de munições e armas de fogo.
Os militares apreenderam uma espingarda de pressão calibre 5,5mm, uma cartucheira calibre 36 com 12 munições intactas, um trabuco calibre 32 com uma munição, duas lanternas, duas facas e um estojo com 32 chumbinhos calibre 5,5. Ele foi apresentado juntamente com o material na Delegacia de Polícia Civil.
Em Porto Nacional, dois homens foram detidos na madrugada desta sexta-feira, 30, por porte ilegal de arma de fogo na Avenida Beira Rio. Eles dispararam contra os vidros de dois veículos estacionados e furtaram os aparelhos de som automotivos. Na fuga, os autores se depararam com a viatura da PM, sendo que um deles jogou um revólver calibre 38 desmuniciado em um matagal. Eles foram detidos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Localização e recuperação de veículos
Em ações de abordagem policial foram recuperadas sete motocicletas nas cidades de Porto Nacional, Palmas, Araguaína, Tocantinópolis e Esperantina. No setor Jardim Paulista, em Araguaína, ao ser acionada sobre a recuperação de sua motocicleta, minutos após o furto, a vítima, uma mulher de 31 anos, agradeceu aos militares e demonstrou muita satisfação e alívio em reaver seu bem, devido à ação rápida e eficaz da corporação.
Dois carros também já foram recuperados durante a Operação Semana Santa, sendo um na Quadra 1.303 Sul, em Palmas. Na abordagem policial, o veículo estava estacionado em uma borracharia e que com a aproximação da viatura dois dos ocupantes empreenderam fuga e um foi detido. Na averiguação, os militares verificaram que veículo possuía sinais de adulteração na placa, no chassi e no motor. O indivíduo detido não soube informar a procedência do HB 20 de cor branca, que também possuía os documentos alterados. O autor foi autuado por receptação e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, para as devidas averiguações.
O segundo carro foi localizado pelo Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) na Avenida LO-09. Segundo informações, o corolla de cor preta, com placa do estado de Goiás, estava há alguns dias estacionado próximo à Praia do Prata. No local, constatou-se que o mesmo era produto de furto/roubo.
Materiais apreendidos
Na manhã desta última quinta-feira, 29, militares da Força Tática realizavam bloqueio na TO-050, KM 424, município de Arraias, quando abordaram um veículo que continha em seu interior diversos medicamentos. Segundo o condutor, os produtos apreendidos, medicamentos e produtos de uso veterinário seriam comercializados em Araguaína, entretanto, ele não possuía a nota fiscal dos mesmos.
No dia 28, quarta-feira, em Lagoa do Tocantins, três indivíduos de 24, 21 e 18 anos foram presos, por volta do meio dia, logo após cometerem um furto em um estabelecimento comercial. Eles foram detidos em posse de maços de cigarros furtados. Já no setor Santa Bárbara em Palmas, um homem de 30 anos foi detido pela PM, logo após furto a estabelecimento comercial, por volta das 8 horas. Ele foi acusado de ter saído de um supermercado com pares de sandálias sem efetuar o devido pagamento. Todos os envolvidos foram detidos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
A operação Semana Santa segue até o dia 1º de abril, na qual serão intensificadas as abordagens a veículos e pessoas suspeitas, barreiras policiais de interceptação e bloqueio nas rodovias estaduais, nas entradas e saídas das cidades com o objetivo de prevenir e coibir os possíveis atos ilícitos, a fim de garantir um feriado seguro à população tocantinense.