Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Durante a Operação Semana Santa 2018 realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) foram registrados quatro óbitos sendo dois em Araguaína, um em Palmas e um em Araguatins. A capital liderou o ranking com 69 atendimentos, seguida por Araguaína com 32 e Gurupi com 20 ocorrências atendidas pelos bombeiros.

A operação teve início na última quinta-feira, 29 e terminou neste último domingo, 1º de abril, sendo realizada nos municípios que contam com unidades do CBMTO. As ocorrências registradas foram nas áreas de busca e salvamento, defesa civil, combate a incêndios, resgate pré-hospitalar, entre outros.

No total, 120 bombeiros militares aturaram diariamente durante o feriadão. “As ações tiveram como objetivo à prevenção de acidentes, por meio de orientações nas praias, prontidão dos guarda-vidas nos postos de observação, atendimentos em pontos estratégicos de maior movimentação de pessoas”, destacou a coordenadora do Sistema Integrado de Operações do Corpo de Bombeiros (SIOP) capitã Márcia Marra.

Acidente em meio aquático

Durante o feriado no sábado, 31, por das 17h os bombeiros também atenderam, um chamado no clube da Associação de Servidores Públicos Municipais (Assemp), em Palmas. A vítima, Josimar Dias Lopes, de 48 anos, sofreu traumatismo craniano após descer de um tobogã de cabeça para baixo.

Durante o atendimento os militares encontraram a vítima deitada no chão, em parada cardiorespitória. “Fizemos manobras de reanimação, enquanto o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) que atou em conjunto neste socorro fazia ventilação mecânica e medicação na vítima. Nesses casos mais graves é importante chamar com urgência o socorro especializado”, destaca o bombeiro que atuou no resgate sargento José Oliveira.

Outro ponto importante levantado pelo militar é que ao utilizar brinquedos como o toboágua é indicado que a pessoa desça sentada, com os pés para frente. “Muitos acidentes ainda são provocados por mergulhar de cabeça em água rasa. Só porque uma pessoa mergulhou antes, não significa que é seguro mergulhar novamente, podem aparecer, brinquedos ou objetos esquecidos na piscina, queda no nível da água, etc. Sempre observe bem antes de mergulhar”, destacou.