Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Filho Sandes

Profissionais que cuidam de crianças autistas em Araguaína realizam várias atividades no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta segunda-feira, 2. A programação começa às 17h e segue até às 20 horas, na Via Lago.  Um dos objetivos do evento é ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo e como lidar com a doença.

Serão realizadas oficinas de Arte-terapia e de Musicoterapia e uma palestra lúdica com performance corporal educativa sobre o trânsito. As crianças que participarem do evento irão ganhar pintura artística no rosto e lembrancinhas.

Roda de conversa, circuito com educadores físicos, distribuição de panfletos informativos e exposição de desenhos em tela produzidos pelos alunos da Clínica-Escola Mundo Autista são outras atividades que serão realizadas durante o evento.

O evento é uma organização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Diretoria de Ensino Especial da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Clínica Escola Mundo Autista e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O que é o Autismo

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

Clínica Mundo Autista

Em 2016, foi fundada a Associação Mundo Autista em Araguaína. No mesmo ano, a Prefeitura de Araguaína criou a Clínica-Escola Mundo Autista, a terceira no Brasil e primeira na região Norte.  Administrada pela associação, a clínica atende a aproximadamente 450 pessoas com algum grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e cerca de 200 usuários, com terapias e consultas médicas, atendidos mensalmente.