Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) comemorou a derrubada do veto ao Refis Rural, que permite a renegociação das dívidas de produtores rurais. “É um alívio merecido para os produtores rurais, que são sobrecarregados por uma carga tributária muito pesada”, argumentou o senador, depois de votar a favor da medida, na noite dessa última terça-feira, 3.

Com a derrubada do veto, o Congresso garantiu o aumento de 25% para 100% de desconto das multas e encargos sobre os débitos acumulados com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Também foi mantida a redução das contribuições dos empregadores à Previdência, de 2,5% para 1,7% da receita proveniente da comercialização dos produtos.

Relevância

O presidente do PSDB/TO destacou a relevância do setor agropecuário para a economia nacional e o desenvolvimento do país, chamando atenção, particularmente, para a difícil situação dos pequenos produtores. “São os pequenos produtores quem colocam, de fato, a comida no prato do brasileiro.

Eles precisam e merecem todo nosso apoio”, frisou Ataídes. O senador lembrou que, por conta da crise econômica dos últimos anos, os produtores acabaram ficaram sem opção: “Ou eles pagavam fornecedores e funcionários ou quitavam seus impostos.” Com o Refis Rural, afirmou, os agricultores terão oportunidade de regularizar os pagamentos, renegociar ou  dívidas tributárias e focar no incremento da produção.