Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Técnicas da Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh analisam pontos utilizando a sonda multiparâmetro

Técnicas da Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh analisam pontos utilizando a sonda multiparâmetro Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Técnicas da Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh analisam pontos utilizando a sonda multiparâmetro Técnicas da Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh analisam pontos utilizando a sonda multiparâmetro

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) passou a disponibilizar em seu site o Boletim de Qualidade de Água, a fim de fornecer à sociedade e aos órgãos gestores informações qualitativas sobre os recursos hídricos do Estado. O Boletim pode ser acessado por meio de banner no site www.semarh.to.gov.br.

Os dados disponíveis no documento são resultado do monitoramento realizado anualmente por meio do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA), de iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), ao qual a Semarh aderiu no ano de 2016 e iniciou as atividades em fevereiro de 2017 com a análise de 30 pontos localizados nas principais bacias hidrográficas do estado que fazem parte do Sistema Tocantins-Araguaia. O Boletim com os dados levantados no ano de 2017 já está disponível para consulta.

O contrato firmado com a ANA tem vigência de cinco anos e visa monitorar e divulgar dados referentes à qualidade das águas superficiais. O trabalho continua sendo realizado em 2018 e já resultou no primeiro Boletim do ano, referente ao primeiro trimestre. A partir de então, os dados serão apresentados trimestralmente no site da secretaria.

Em relação ao quantitativo dos pontos e parâmetros monitorados, o contrato prevê um aumento progressivo ao longo dos anos, atingindo assim um total de 18 parâmetros e 80 pontos, monitorando dessa forma todas as bacias hidrográficas prioritárias para estado do Tocantins. Os parâmetros monitorados para avaliar a qualidade das águas foram: Condutividade Elétrica, Temperatura da Água, Temperatura do Ar, Turbidez, Oxigênio dissolvido e pH. Para coleta de dados foi utilizada a sonda multiparâmetro.

Política Estadual de Recursos Hídricos

A implantação de um Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos é um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, nos termos da Lei nº 1.307 de 22 de março de 2002, que inclui a coleta, o tratamento, o armazenamento, a recuperação e a divulgação de informações. São princípios básicos desse Sistema a descentralização da obtenção e produção de dados e informações, a coordenação unificada do sistema e a garantia de acesso da sociedade às informações.

Somado ao Boletim de Hidrometeorologia, que traz diariamente ao público informações geradas pelas Plataformas de Coleta de Dados (PCD’s) instaladas em diversos pontos do estado desde novembro de 2016, o Boletim de Qualidade de Água cumpre os objetivos desse sistema, que incluem reunir, tratar e divulgar informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos; e atualizar permanentemente as informações sobre disponibilidade e demanda de recursos hídricos em todo o território do Tocantins.