Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi irá instalar câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade. Na tarde dessa última terça-feira, 10, foi realizada uma reunião no 4º Batalhão de Polícia Militar de Gurupi para discutir detalhes da implantação. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança, a Câmara Municipal de Gurupi, Polícia Militar, Ministério Público e OAB/Gurupi estiveram representados na reunião, além de outras autoridades.

Neste primeiro momento, serão instaladas 16 câmeras Speed Dome espalhadas em pontos estratégicos da cidade. O investimento será em torno de R$ 150 mil. As câmeras tem um alcance de até 2.500 metros e o monitoramento dos equipamentos será feito por militares em uma central no 4º BPM.

Segundo a Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Keila Iwase, a Prefeitura de Gurupi, em convênio com o 4º BPM, irá custear as câmeras e ressaltou a importância do projeto no reforço da segurança em Gurupi, que é uma preocupação da gestão municipal. “A aquisição das câmeras já está com o termo de referência pronto, que foi feito em conjunto com técnicos da PM e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e já será encaminhado para processo licitatório; esperamos que o mais breve possível, ainda no primeiro semestre de 2018, elas sejam adquiridas para auxiliarem na segurança do município”, explicou Keila.

Para o comandante do 4º BPM, Ten. Cel. Flávio Santos, o projeto denominado “Olho Vivo” está muito próximo de ser realidade em Gurupi e será uma ferramenta a mais na prevenção criminal. “Nós tivemos algumas reuniões no fórum de segurança pública e agora estamos vislumbrando a instalação das câmeras como algo bem possível de ser executado. O Prefeito Laurez Moreira garantiu o aporte financeiro para a aquisição das câmeras e estamos buscando apoio de pessoas que estejam interessadas no projeto para que tenhamos um sistema de vídeo monitoramento com equipamentos de qualidade. Com isso nós vamos ter uma ferramenta a mais na prevenção criminal e posterior investigação de crimes, pois será um elemento a mais de prova”, ressaltou o comandante.