Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ulisses Holanda

Foto: Ulisses Holanda

O deputado federal Lázaro Botelho (PP) participou nesta segunda-feira, 16, em Palmas, do lançamento da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins - 2018 (Agrotins). Ao lado do governador, Marcelo Miranda, de deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, secretários e diversas lideranças, o parlamentar também prestigiou a entrega de 94 tratores e implementos para os gestores municipais. Os maquinários agrícolas foram adquiridos por meio de recursos da Bancada Federal, com forte apoio de Lázaro.

Em sua fala, o parlamentar parabenizou o Governo do Estado pelo lançamento da feira considerada a maior do Norte do País e destacou o trabalho que vem realizando pela agricultura familiar. “Temos visitado os municípios, conversando com os prefeitos, agricultores e representantes do setor. Neste final de semana mesmo estivemos na região sul, uma das maiores produtoras de grãos do Tocantins. Ouvimos as demandas e reforçamos o nosso trabalho em prol do desenvolvimento da agricultura tocantinenses”, disse o parlamentar.

Atualmente, Lázaro é membro da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e da Comissão Externa para encontrar soluções para o endividamento agrícola no País.

Durante seu discurso, Miranda elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Bancada e destacou a importância do maquinário agrícola para os municípios. Ele também parabenizou o trabalho da Secretaria de Agricultura e Pecuária, por meio do secretário, Clementes Barros, que conseguiu viabilizar – via licitação – uma quantidade maior de tratores, com o recurso disponível.

Prefeitos

Vários prefeitos que receberam os benefícios estiveram presentes durante o evento. Além dos tratores, carretinhas e arados também foram entregues às gestões. No total, quase 90 prefeituras foram atendidas. Os restantes dos municípios também receberão os benefícios, mas em uma outra licitação que ainda está em andamento.

Para o prefeito de Bandeirantes, Zé Mario (PP), a aquisição desses tratores será de extrema importância para o fortalecimento da agricultura familiar dos municípios. “Em Bandeirantes, por exemplo, estávamos carentes de maquinário agrícola. Há anos nossa associação e nossos assentamentos anseiam por isso. Os tratores vão ajudar a retomar os trabalhos nos locais, e também auxiliar nossa equipe de trabalho, que está implantando diversos programas para fomentar a agricultura familiar de Bandeirantes. Estou muito feliz por essa conquista, que tanto vai ajudar os nossos produtores”, disse.

A Prefeitura de Aragominas também foi uma das cidades beneficiadas com o maquinário agrícola. Para a prefeita da cidade, Professora Eliete (PP), essa é uma conquista que precisa ser comemorada. “Vai ajudar os nossos produtores rurais e auxiliará de forma significativa o crescimento da agricultura familiar. Fui em Brasília, corri atrás e consegui esse benefício. A luta diária não é fácil, mas com esforço as conquistas começam a aparecer”, destacou.

Agrotins 2018

De acordo com informações do Governo do Estado a 18ª edição da Agrotins acontecerá 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, TO-050, Km 23, saída para Porto Nacional.  A Feira é reconhecida como a 8ª do Brasil, e a maior feira de agronegócios da região Norte. Em 2017, a Feira movimento mais R$ 650 milhões. A previsão é a de que este ano o número se mantenha.