Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Josy Karla Luiza Cuba é enfermeira obstetra e coordenadora da enfermagem do pré-parto Luiza Cuba é enfermeira obstetra e coordenadora da enfermagem do pré-parto
  • Para Laura, o momento se tornou peculiar com a presença da equipe de enfermeiras obstetras

O Hospital e Maternidade Dona Regina comemora mais de mil partos assistidos pela equipe de enfermagem obstétrica. Desde janeiro de 2017 para cá, a maternidade já contabilizou 1.066 partos assistidos. “Estamos comemorando atualmente em um marco histórico, assistimos mais de 1000 partos de baixo risco (risco habitual) desde Janeiro de 2017. Contabilizando exatamente 1.066 partos assistidos por enfermeiros obstetras”, afirma a a enfermeira obstetra e coordenadora da enfermagem do pré-parto, Luiza Cuba

No ano passado a maternidade realizou em média 460 partos por mês, sendo eles 45,21% cesarianas e 54,78% normais, e, destes normais, 36% são de risco habitual, assistidos por enfermeiros obstetras, superando a meta pactuada pela Rede Cegonha de 20% dos partos de risco habitual.

“Fazemos jus ao título obstetrício que é estar ao lado da paciente, tentando intervir o mínimo possível, tornando o parto realmente natural. Esse é o momento em que a mulher é a protagonista, respeitamos cada decisão dela. Trabalhamos com modelo cooperativo com a presença de médicos e toda equipe envolvida”, destaca Luiza Cuba.

Ainda segundo Luiza, a equipe de enfermagem obstétrica do Dona Regina está preparada e empenhada em fortalecer a saúde materno infantil no Estado, apoiando também as maternidades das cidades do interior do Tocantins, no aprimoramento para outras equipes em prol de oferecer cada vez mais uma assistência segura e de qualidade em todas referências.

Redução da Mortalidade Infantil

Na busca pela redução da mortalidade materna e infantil, o Tocantins, aderiu a todos os pactos e programas lançados pelo Ministério da Saúde. Em 2006 aderiu ao Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, em 2009 ao Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil e em 2011 à Rede Cegonha.

A Rede Cegonha preconiza ações relacionadas às boas práticas de atenção ao parto e nascimento, associadas a investimentos para o aumento e qualificação da capacidade instalada e para melhoria da eficiência gestora do sistema de saúde.

Dentre as medidas adotadas em 2011 pelo Ministério da Saúde, o destaque é o fortalecimento da atenção básica e a inserção do enfermeiro obstetra na assistência ao parto, a fim de melhorar o quadro de saúde materna, promovendo atenção obstétrica e neonatal humanizada, baseada em evidências científicas.

Satisfação

Um estudo realizado pelo Hospital e Maternidade Dona Regina aponta que as mulheres que evoluíram para trabalho de parto normal sem problemas aparentes, mostravam desejos em serem acompanhadas pela equipe de enfermagem obstétrica. Observou-se maior satisfação das mulheres assistidas por esses profissionais e uma maior motivação por parte dessa equipe para atuar nos partos de risco habitual.