Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência de Média e Alta Complexidade lança a Campanha do dia “D” de Conscientização do Parto Humanizado e Combate a Violência Obstétrica, pela Rede Cegonha, que visa informar as mulheres sobre seus direitos na assistência ao parto. O lançamento da campanha será no dia 7 de dezembro, às 8h, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Taquari, em Palmas/TO.

A gerente da Rede Cegonha do Estado, Raquel Marques explica que violência obstétrica é todo ato praticado pela equipe do hospital, maternidade e unidade de saúde, por um familiar ou acompanhante que ofenda de forma verbal ou física as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou ainda no período de estado puerperal.

Raquel cita alguns exemplos de violências praticadas durante o trabalho de parto, como as cesáreas por conveniência médica, procedimentos sem esclarecimentos, impedir a presença de acompanhantes da gestante, exames de toque dolorosos e repetitivos, chacotas, ofensas, ameaças ou humilhações, episiotomia sem indicação (corte vaginal), empurrar a barriga (kristeller) e outras situações contra a gestante.

O evento é voltado para os profissionais da saúde, gestantes, acompanhantes, área técnica das maternidades do Estado e atenção básica do município.