Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os dez vencedores são contemplados com diplomas de menção honrosa

Os dez vencedores são contemplados com diplomas de menção honrosa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Os dez vencedores são contemplados com diplomas de menção honrosa Os dez vencedores são contemplados com diplomas de menção honrosa

A Câmara dos Deputados realiza todos os anos o Prêmio Brasil Mais Inclusão. O evento é destinado a empresas, entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios), entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência. Este ano, a deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) indicou a Federação das Apaes do Estado do Tocantins (FEAPAES-TO) para o agraciamento. A instituição conta atualmente com uma rede de mais de 50 APAEs criadas no Estado.

As instituições desenvolvem ações de alta relevância para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas áreas da Educação Especial, Assistência Social, Saúde, Esporte, Cultura e lazer. A assistência social e Saúde se destacam pela especificidade dos atendidos bem como pela abrangência de suas ações, que também envolvem suas famílias. 

“A FEAPAES atua em prol do desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla desde suas atividades cotidianas, até a plena participação nos espaços sociais e políticos, e a defesa de seus próprios direitos”, justificou a deputada.

Brasil Mais Inclusão

A homenagem é concedida anualmente, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

Os dez vencedores são contemplados com diplomas de menção honrosa. Eles são escolhidos por membros da Mesa Diretora e por um Conselho Deliberativo, formado por representantes dos partidos indicados por seus respectivos líderes.