Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para Paraíso do Tocantins, a meta estipulada pelo Ministério é de 11.625 pessoas

Para Paraíso do Tocantins, a meta estipulada pelo Ministério é de 11.625 pessoas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Para Paraíso do Tocantins, a meta estipulada pelo Ministério é de 11.625 pessoas Para Paraíso do Tocantins, a meta estipulada pelo Ministério é de 11.625 pessoas

Inicia nessa segunda-feira, 23, em Paraíso e se estende até o dia 1º de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Campanha que imunizará gratuitamente, indivíduos pertencentes aos grupos considerados suscetíveis ao agravamento da doença e seus subtipos mais comuns (H1N1, H3N2 e Influenza B).

Em Paraíso do Tocantins serão disponibilizadas vacinas nas 9 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O “dia D” da campanha acontece no dia 12 de maio (sábado), com atendimento em todas as UBS.

Os grupos que serão contemplados com a imunização, que é válida por 1 ano, são: crianças de 6 meses a menos de 5 anos de idade; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide; indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter; pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema penitencial.

Segundo informações do Ministério da Saúde, os critérios para a definição do público-alvo, são definidos através de critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para Paraíso do Tocantins, a meta estipulada pelo Ministério é de 11.625 pessoas.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Nayara Brandão, quem for receber a vacina, deve levar alguns documentos. “É importante levar cartão de vacina, documento de identificação e laudo médico para os portadores de doenças crônicas. Com relação aos professores, organizamos uma lista, que foi encaminhada as escolas, com os locais onde cada um deverá comparecer”, esclareceu.

Influenza

Conhecida popularmente como gripe, a influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada por vírus e com alto nível de transmissão. Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza.

Também é indicado, além da vacinação, para evitar o vírus, lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.