Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Tocantins está livre de focos há 21 anos e detém o status sanitário livre da febre aftosa com vacinação

O Tocantins está livre de focos há 21 anos e detém o status sanitário livre da febre aftosa com vacinação Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu O Tocantins está livre de focos há 21 anos e detém o status sanitário livre da febre aftosa com vacinação O Tocantins está livre de focos há 21 anos e detém o status sanitário livre da febre aftosa com vacinação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) lançará oficialmente a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa nesse sábado, 5. O lançamento será na Fazenda Recanto das Emas, do produtor rural Sebastião Alves de Oliveira Filho, localizada no município de Cristalândia, região sudoeste do Tocantins.

O objetivo é promover a conscientização da importância de vacinar todo o rebanho contra a doença, considerada alarmante pelo alto potencial de contágio entre animais. O Tocantins está livre de focos há 21 anos e detém o status sanitário livre da febre aftosa com vacinação.

A campanha, que iniciou no dia 1º de maio e segue até o dia 31, envolverá aproximadamente 56,4 mil propriedades rurais que criam bovinos e bubalinos. Ao todo são 8,7 milhões de animais. “É preciso um grande engajamento de toda a cadeia produtiva pecuária para o Tocantins continuar com altos índices vacinais, que chancela a qualidade da carne, principalmente aos mercados importadores, que têm restrição comercial à doença”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, referindo-se também a grande importância do evento, que é realizado duas vezes por ano, em maio e novembro, para fazer o chamamento aos produtores rurais.

De acordo com responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende, a manutenção do status sanitário do Estado é primordial para continuar assegurando as exportações de carnes e seus derivados. “Estamos cada dia mais evoluindo no quesito sanitário, por isso, devemos continuar vacinando o rebanho e comprovando o ato”, explicou. O produtor rural deve fazer a declaração até 10 dias após a compra da vacina, nas unidades da Adapec, munido da nota fiscal da vacina e da carta-aviso preenchida.

O produtor rural precisa ficar atento, a multa é R$ 5,32 por animal não vacinado e R7,69 por propriedade não declarada. Além disso, poderá ter sua ficha cadastral bloqueada, ficando impedido de movimentar o rebanho.

Cristalândia

Conhecida como a cidade dos cristais, por ter sido povoada exatamente na época das descobertas de ricas jazidas do cristal de rocha (quartzo), Cristalândia faz parte da rica história do Tocantins. O município está localizado na região sudoeste do Estado e possui um território de 1.848 km². Atualmente, o rebanho de bovídeos gira em torno de 76,9 mil animais.