Estado

Foto: Divulgação A Semana da Terra e das Águas Padre Josimo 2018 é organizada pela Comissão Pastoral da Terra Regional Araguaia-Tocantins A Semana da Terra e das Águas Padre Josimo 2018 é organizada pela Comissão Pastoral da Terra Regional Araguaia-Tocantins

Em memória à luta de Padre Josimo junto aos povos da terra e das águas, atividades serão realizadas no Estado do Tocantins entre os dias 7 e 13 deste mês nos municípios de Esperantina, Tocantinópolis, Augustinópolis e Araguaína.

A tradicional Semana Social da Terra e das Águas Padre Josimo celebra em 2018 os 32 anos do assassinato de Padre Josimo. Em 10 de maio de 1986, a mando de fazendeiros da região do Bico do Papagaio, extremo Norte do Tocantins, um pistoleiro baleou e matou Josimo pelas costas no então escritório da Comissão Pastoral da Terra Araguaia-Tocantins (CPT), em Imperatriz /MA.

Algumas das atividades que serão realizadas está o III Acampamento da Juventude Romeira, oportunidade em que jovens das zonas rural e urbana se juntarão na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio, em Esperantina. O encontro acontecerá nos dias 12 e 13 de maio e terá oficinas sobre agroecologia, comunicação popular e conjuntura política. A estimativa é de que aproximadamente 300 jovens participem do evento.

Na segunda-feira, 7, a partir das 7h da manhã, Araguaína receberá uma Amostra Agroecológica, na praça do bairro São João, próximo à antiga Unitins. Famílias camponesas de diversas comunidades da região apresentarão ao público os alimentos produzidos em suas roças e seus quintais, tudo livre de veneno. Vai ter de tudo da agricultura familiar: farinha de puba, abóbora, macaxeira, arroz, feijão, fava, pimenta, batata, quiabo, banana, maracujá, limão, além de troca de sementes e muito mais.

Já na quinta-feira, 10, a CPT apresentará os dados dos Conflitos no Campo no estado do Tocantins referentes a 2017. O evento ocorrerá no Auditório I da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Araguaína, a partir das 19h.

A programação da Semana também contará com o lançamento do livro “Apaixonado por Justiça”, em memória ao frade dominicano Henri des Roziers, que teve atuação marcante no combate ao trabalho escravo pela CPT Araguaia-Tocantins e na CPT de Xinguara, no Pará. Frei Henri faleceu aos 87 anos, em novembro de 2017, em Paris, na França. Também será lançado o documentário “O voo da Primavera”, que homenageia a vida de luta junto aos povos indígenas, quilombolas e camponeses de Dom Tomás Balduíno, igualmente frade dominicano, que morreu em 2014, aos 91 anos.

O livro e o documentário serão lançados juntos na UFT Tocantinópolis, no dia 7, na Unitins Augustinópolis, no dia 8 e, por fim, na UEMA de Imperatriz, no dia 9, horário de início determinado às 19h.

A Semana da Terra e das Águas Padre Josimo 2018 é organizada pela Diocese de Tocantinópolis, Comissão Pastoral da Terra Regional Araguaia-Tocantins (CPT).