Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Instituto EDP e o Instituto Tomie Ohtake trazem ao Tocantins um programa especial de atividades sobre arte contemporânea. Entre os dias 5 e 6 de maio, na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, será realizado um curso sobre arte contemporânea com o professor Gabriel Zacarias e uma oficina de xilogravura com o artista Santídio Pereira. A iniciativa integra a 6ª edição do Prêmio EDP nas Artes, voltado a jovens artistas de todo o Brasil, nascidos ou residentes no país há pelo menos dois anos, com idade entre 18 e 29 anos.

“O Instituto EDP, desde sua criação há dez anos, tem como um de seus principais objetivos promover a arte e a cultura no Tocantins. O prêmio EDP nas Artes é uma das principais ações da Companhia nessa frente, estimulando o desenvolvimento da arte contemporânea e ajudando a educar as novas gerações de grandes artistas”, reforçou Luis Carlos Gouveia Pereira, diretor-executivo do IEDP.

6° Prêmio Energias na Arte

Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de junho enviando portfólio para o site http://premioedpnasartes.institutotomieohtake.org.br. A página disponibiliza ainda uma publicação em formato PDF, com sugestões sobre organização e apresentação de trabalhos de arte. Este material pretende servir como uma das fontes possíveis de consulta acerca do processo de montagem de portfólios.

Os dez finalistas recebem o acompanhamento da equipe de jurados para orientar a produção dos trabalhos, oportunidade única a artistas jovens.  Além de apoiar o percurso artístico destes selecionados no processo de realização das obras, este acompanhamento implementa os critérios para a escolha dos três vencedores.

A premiação se encerra com a exposição dos trabalhos dos 10 finalistas no Instituto Tomie Ohtake, quando, na inauguração em 29 de novembro, serão anunciados os três premiados, que receberão bolsas para realizar residência artística no Brasil ou no exterior. Na edição anterior, em 2016, os três premiados foram António Tarsis de Jesus(Salvador, BA); Luisa Puterman(São Paulo, SP); e Van Holanda(Fortaleza, CE). Eles tiveram a oportunidade de ir à Colômbia, Canadá e Portugal para expandirem suas formações.

O Prêmio EDP nas Artes é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake e da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, por meio do Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais do grupo.