Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Avenida LO 11 será o local onde será disputada a Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada

Avenida LO 11 será o local onde será disputada a Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada Foto: CBC/Divulgação

Foto: CBC/Divulgação Avenida LO 11 será o local onde será disputada a Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada Avenida LO 11 será o local onde será disputada a Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada

O presidente da Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC) Marcelo Leão, confirmou que a Avenida LO 11 será o local onde será disputada a Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada, entre 17 e 19 de agosto deste ano em Palmas.

A Copa Norte Nordeste é uma competição oficial realizada anualmente pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com organização das federações locais. O evento reunirá 16 seleções estaduais, com cerca de mil atletas, em Palmas, que sedia a competição pela primeira vez.

A Avenida LO 11 passa entre o Supermercado Super Big da quadra 501 sul e o Medical Center, na quadra 401 sul, e se estende até próximo ao lago. De acordo com o presidente, a definição ocorreu após várias reuniões com os órgãos de trânsito da capital. Um dos locais cotados era a TO-050, mas pesaram para a escolha fatores como facilidade para isolamento dos veículos e controle de tráfego, os bolsões de estacionamento existentes em todo o percurso para abrigar a estrutura das equipes, a qualidade da pavimentação, nova e sem buracos, além da centralização do local. Ao comentar os desafios que aguardam os atletas, destacou o calor do mês de agosto e os ventos que atingem a capital e a falsa impressão do relevo da avenida. "Embora pareça plano, na verdade é um falso plano no retorno da rotatória próxima ao lago", ressaltou.

Convocados

A FTC também apresentou nesta terça-feira, 8, a pré-convocação da seleção tocantinense. Segundo Marcelo, algumas vagas estão disponíveis e outras convocações serão feitas a partir dos resultados das provas estaduais até a definição final do time.

Na elite masculina estão convocados Evandro Amaral (PCT); Sergio Silva (300); Marco Aurélio (PC); Bruno Pereira (Elias sporte); Maicon Douglas (EGB); Carlos Henrique Sampaio; Guilherme Felix (ATBC); Pedro Henrique Lustosa (300) e Mateus Moreira. Na elite feminina a FTC convocou Patrícia Figueira; Gizilene Gomes; Debora Ferreira da Silva; Raquel Lopes Mendes e Marisa Alves Martins. Nas masters, estão convocados para A1 (30-34 anos), Darcisio de Oliveira (Nativa); Vinicius Moura (PCT) e Murilo Batista Fernandes; Na A2 (35 a 39 anos)Willian Bezerra de Menezes; Wagner da Silva; Glauber Nunes Ferreira e Guilherme Aires. Na B1 (40 a 44), os listados são Junior Cesar (PCT), Arlindo Lima de Souza, Edson Roseno Viana, Aurélio Machado da Silva e Domingos Filho. Na B2 (45 a 49) estão Sergio Gomes da Silva; Ademir Ruas e Abraham Zuniga. 

Já a C1 (50 a 54), estão na lista Valdemir Lopes Lima; Deusdeth Alves Gloria; Euvaldo Carvalho e Marcelo Leão. A C2 (55 a 59) estão Jose Luiz Marques e Adeuvaldo Veras. Lazaro Alves da Silva e Jose Arlindo Nevua são atletas da categoria veteranos.

A lista inclui os atletas das categorias iniciantes. Na infanto-juvenil o único nome é o de Fred Fernandes Carvalho. Na juvenil masculina, estão listados Vitor Gabriel de Sena, Cristhian Adelcides Gonçalves e Willians Gonçalves Dias. Na categoria júnior masculina, estão Luiz Felipe Coelho; Carlos Eduardo Soares Celedonio; Maycon Douglas; Carlos Daniel Oliveira e Haniel Souza Monteiro. A júnior feminina é composta por Yana Camargo e Beatriz Nazeozeno.

 Norte Nordeste

Pela primeira vez em solo tocantinense, a Copa Norte Nordeste é uma competição oficial realizada anualmente pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e reunirá 16 seleções estaduais, com cerca de mil atletas em Palmas, nos dias 17 a 19 de agosto. A organização local é da FTC.

Para viabilizar o evento, a FTC fechou algumas parcerias. A Fundação Municipal do Esporte e Lazer de Palmas atuará na logística de deslocamento de atletas. O Serviço Social da Indústria (Sesi) fornecerá os novos uniformes da seleção tocantinense que irá representar o estado na Copa. Já o Serviço Social do Comércio (Sesc) participará com estrutura de som e hidratação dos atletas. Outra parceira, a Honda, irá fornecer oito motos para atuarem como batedores, apoio e fiscalização da prova.

Na edição de 2017, a seleção tocantinense alcançou uma inédita quarta colocação na edição realizada entre os dias 17 e 20 de agosto em São Luiz/MA. A equipe conquistou 256 pontos ficando atrás das seleções baiana (319 pontos), cearense (323) e da bicampeã, a seleção paraense, que conquistou 378 pontos.