Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2018) é uma vitrine de amostra para diversas tecnologias no setor da agroindústria sustentável, tema principal da feira. A Cooperativa dos Produtores Extrativistas do Brasil (CoopBrasil) apresenta, principalmente aos agricultores agroextrativistas, uma máquina semimanual  para quebrar o baru. A feira, iniciada na terça-feira, 8, segue até sábado, 12, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A máquina semimanual, conhecida como pitbull, é uma invenção da Cooperativa e tem capacidade de quebrar 10 kg de baru por dia. Antes, a manual quebrava apenas 4 kg por dia.

“A intenção é mostrar, aos agricultores, o potencial que o baru possui nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. Queremos mostrar a possibilidade do aproveitamento do fruto, a grande dificuldade antes era extrair a amêndoa, com a máquina fica mais fácil essa atividade extrativista”, disse o presidente da CoopBrasil, Damião Vieira.

 Parceria

A CoopBrasil atualmente trabalha em forma de parceria com os agricultores familiares, ou seja, em sistema comodato. A  Cooperativa fornece o equipamento para os produtores e, automaticamente as amêndoas extraídas pelos produtores são compradas pela mesma. “Com isso, os agricultores têm a venda garantida”, reforçou o presidente.