Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Valdo França

Foto: Valdo França

Foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 9, uma tabela diferenciada para procedimentos de cirurgia cardíaca pediátrica. A tabela foi aprovada pelos membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em reunião extraordinária convocada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Na prática, essa aprovação vai permitir a implantação do credenciamento (compra do serviço), para realização de cirurgias cardíacas pediátricas, tendo em vista que o procedimento não é realizado no Tocantins.

Na reunião, ficou estabelecido que o Estado irá complementar, com recursos oriundos do Tesouro Estadual, as despesas do serviço, que atualmente são custeadas apenas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o ajuste nos valores, a expectativa é de aumentar o interesse das empresas que ofertam os serviços. “Uma grande dificuldade é encontrar prestador na iniciativa privada que queira realizar tal procedimento com o valor oferecido atualmente pelo SUS, pois se trata de um serviço complexo e escasso no País”, destacou Carlos Felinto, superintendente de Políticas de Atenção à Saúde.

Segundo o secretário Renato Jayme, o credenciamento terá início nos próximos dias. “O credenciamento vai agilizar o processo para realização dessas cirurgias de urgência, evitando inclusive a judicialização das demandas”.

O secretário informou ainda que a equipe da SES realizou uma força-tarefa nos últimos dias, para finalizar o processo do credenciamento, que foi iniciado em maio de 2017.