Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Professores de todo o Brasil podem apresentar relatos de experiências de sucesso em práticas pedagógicas que melhoram o ensino e a aprendizagem. Trata-se do Prêmio Professores do Brasil, que está na sua 11ª edição, e é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e instituições parceiras. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de maio.

Entre os objetivos do concurso destacam-se o reconhecimento do trabalho dos professores das redes públicas que contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil; a valorização do papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; a visibilização das experiências pedagógicas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino; a estimulação da participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular e a oferta de reflexão sobre a prática pedagógica que oriente a sistematização de experiências educacionais.

A premiação está distribuída nas fases regional, estadual e nacional. As categorias envolvem a educação infantil: creche; educação infantil: pré-escola; ensino fundamental – anos iniciais (ciclo de alfabetização): 1º, 2º e 3º anos; ensino fundamental – anos iniciais: 4º e 5º anos; ensino fundamental – anos finais: 6º a 9º anos; e ensino médio.

Os vencedores da fase regional receberão prêmios em dinheiro no valor de R$ 7.000,00, troféu para o vencedor de cada categoria na região geográfica do país e viagem oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); na fase estadual, os prêmios são um certificado para cada um dos três primeiros colocados de cada estado, troféu para o vencedor de cada categoria; e na fase nacional, são R$ 5.000,00 adicionais e troféu para o vencedor de cada categoria. Confira o regulamento e realize sua inscrição no link http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/.

O PBB

O Prêmio Professores do Brasil (PPB) foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras. Ao longo das sucessivas edições, foram premiadas diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.