Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Adilvan Nogueira

O terceiro dia de Café & Política, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), teve como convidado o candidato a governador do Estado, Márlon Reis. Ele foi recebido por empresários e membros da diretoria e sindicatos patronais do Sistema Fieto no espaço de eventos da instituição nesta quinta-feira, 17/05, em Palmas. O evento inicia com a exposição das demandas do segmento industrial pelo presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires, e segue com a fala livre do candidato, seguida de perguntas e entrega da Carta da Indústria que documenta as necessidades do segmento.

Em seu pronunciamento, Roberto Pires abordou temas como a carência de investimentos em infraestrutura no Estado, concentração de empregos no funcionalismo público, carga tributária e sobre a importância de incentivar a indústria da transformação, em especial na produção agrícola que tem grande potencial no Tocantins. “A demanda por alimentos é crescente no mundo todo e se todo o mundo produzir ainda assim não vai acompanhar essa demanda. Ainda em 2013 com a realização do Congresso da Indústria, a Fieto já defendia a transformação desses insumos, é dessa forma que nós vamos agregar valor aos nossos produtos e gerar riqueza e emprego para tirar essa dependência do tocantinense de conseguir emprego na máquina pública”, disse Pires.

Sobre as expectativas do empresário da indústria do Tocantins em relação à sua possível gestão, Reis falou sobre o destaque que pretende dar ao empreendedorismo e ao setor privado. “O setor privado, o empreendedorismo, fazem parte do núcleo do nosso programa de Governo. Nós precisamos criar muitos empregos, ampliar a justiça social e para isso nós precisamos gerar riqueza e só quem pode produzir riqueza são os empreendedores do estado do Tocantins de todos os segmentos e do industrial em particular”, disse o candidato.

“Nós queremos a iniciativa privada como carro chefe, como eu sempre digo, a mola mestre do Tocantins será a iniciativa privada, ocupando inclusive o papel de grande empregador que hoje, indevidamente, está com o Estado e por isso eu digo que a indústria e o meio privado em geral estão no núcleo fundante do nosso plano de governo”, finalizou Márlon Reis.

Próximas edições

Amanhã, 18/05, está confirmada a participação do candidato Vicentinho Alves, a partir de 7h30. As próximas edições do Café & Política serão realizadas quinta-feira, 23/05, com o candidato Mário Lúcio Avelar, dia 24/05 com Kátia Abreu e dia 25/05 com Marcos Souza. O Café & Política integra a agenda de eventos realizados pela Fieto com foco no processo eleitoral, a exemplo do Governadoráveis e Prefeituráveis que reuniu os candidatos para uma exposição ao público industrial nas últimas eleições (2014 e 2016).