Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O tema do Feirão deste ano é “Pague 2, leve 1”, que evidencia o fato da população pagar impostos muito altos

O tema do Feirão deste ano é “Pague 2, leve 1”, que evidencia o fato da população pagar impostos muito altos Foto: Rodrigo Carvalho

Foto: Rodrigo Carvalho O tema do Feirão deste ano é “Pague 2, leve 1”, que evidencia o fato da população pagar impostos muito altos O tema do Feirão deste ano é “Pague 2, leve 1”, que evidencia o fato da população pagar impostos muito altos

A Associação dos Jovens Empresários Empreendedores do Tocantins (Ajee-TO) promove mais uma edição do Feirão do Imposto. O evento traz a reflexão sobre a influência dos tributos nas mercadorias e serviços e, nesta edição, comercializará gasolina aditivada em um posto do setor Aureny III a R$ 2,02 nesse sábado 19.

O tema do Feirão deste ano é “Pague 2, leve 1”, que evidencia o fato da população pagar impostos muito altos e ter um retorno baixo por parte do governo, ao empregar mal os tributos recebidos.

O presidente da Ajee-TO, Artur Seixas, explicou que este ano, um dos objetivos é alertar a população sobre a correta aplicação desses impostos. "É conscientizar sobre essa carga e mostrar para as pessoas o quanto se paga. A população mais participativa também ficará mais exigente para cobrar a devida aplicação desses tributos."

Feirão do Imposto

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Em 2012 amealhou uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.

 Atualmente, o Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação e mais de 200 cidades do Brasil, sendo realizado no Tocantins pela Associação de Jovens Empresários e Empreendedores em Palmas, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Porto Nacional e Araguaína, com apoio da Fieto, CDL Palmas, Sebrae, Fecomércio, Acipa, CRC- TO, Aciara Jovem, Unitpac, Unirg e AJEE Paraíso.